Avenida Tancredo Neves ganhará complexo viário

Notícias
15/03/2012 14h19

Uma nova avenida, um novo corredor de trânsito e uma obra social. É assim que poderá ser definida a nova avenida que interligará o Centro de Aracaju, através do bairro Jardins e Beira Rio (bairro Ignácio Barbosa) até o conjunto Augusto Franco (Farolândia). A ponte sobre o rio Poxim já está pronta e, nesta quinta-feira, 15, o prefeito Edvaldo Nogueira autorizou a construção de um viaduto que será construído na Tancredo Neves, perpassando o cruzamento das avenidas Iolanda Pinto e Paulo VI.

Orçada em R$ 26,8 milhões, a obra tem prazo de execução de 540 dias e será realizada pela Construtora Celi, empresa vencedora da licitação. Durante a solenidade de assinatura, Edvaldo lembrou aos presentes que começou a planejar a obra no ano de 2006, quando assumiu a chefia do executivo municipal.

"Essa é mais uma obra estruturante que demonstra o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a mobilidade urbana e mais uma prova de que estamos trabalhando para preparar a cidade para o futuro", destacou o prefeito, afirmando que a obra vai valorizar a região e ajudar a mudar para melhor a face da capital, contribuindo para o seu progresso e desenvolvimento.

Custeada com recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a obra compreende a construção de um viaduto na avenida Tancredo Neves e a infraestrutura de ligação da avenida Iolanda Pinto com a Paulo VI, encontrando a avenida Canal 4, no Augusto Franco, até a avenida Heráclito Rollemberg, com acesso à Alexandro Alcino Porto. De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Osvaldo Nascimento, "com a conclusão da elevação da Tancredo Neves e do mergulhão, o trânsito de Aracaju vai melhorar significativamente", disse.

O presidente da Celi, Luciano Barreto, compareceu à solenidade e disse que, no que depender da construtora, a obra será entregue dentro do prazo. "Essa é uma obra de grande importância, principalmente neste momento em que o prefeito, ao lado do superintendente Antônio Samarone, está fazendo um grande esforço para melhorar a mobilidade urbana em Aracaju", observou Luciano Barreto, afirmando que, com o apoio da prefeitura, a obra pode até ser entregue antes do prazo.

O superintendente de Transportes e Trânsito da capital, Antônio Samarone, explicou que a população será avisada com antecedência sobre as mudanças que serão implementadas no trânsito por conta das obras. "As equipes da engenharia conseguiram encontrar as melhores alternativas . Esse é o famoso transtorno bom, porque rapidamente a população terá uma obra que irá contribuir significativamente para a fluidez do trânsito na capital", pontuou Samarone, destacando que o transtorno é temporário, mas os benefícios serão permanentes.

Complexo Poxim


A obra integra o complexo viário Poxim, que ligará o Centro da capital ao conjunto Augusto Franco. "Nosso  objetivo é que a ligação chegasse até o bairro Santa Maria, mas não será possível agora, porque  o aeroporto de Aracaju deverá ser ampliado", informou Edvaldo.

Essa é a terceira das três etapas em que a obra está dividida. Na primeira, foi realizada a construção da Ponte Gilberto Vila-Nova de Carvalho e, na segunda, a construção dos encontros da ponte . Quando concluída, a obra irá proporcionar uma via de escoamento rápido entre diversos pontos da cidade, gerando um trânsito mais ágil e ampliando o desenvolvimento da capital sergipana.

Presenças 


Participaram da solenidade de assinatura de serviço a primeira dama do município, Danusa Silva; o vice-governador Jackson Barreto de Lima; o vereador Dr. Gonzaga; os secretários municipais Rômulo Rodrigues (Participação Popular); Antônio Bitencourt (Educação); Bosco Rolemberg (Assistência Social); Marcos Cardoso (Comunicação); Dulcival Santana (Planejamento) e o presidente da Associação Comunitária do conjunto jardim Esperança, Wellington Pereira.