PMA aposta em solução ecologicamente correta e garante reciclagem de pneus

Serviços Urbanos
07/04/2008 15h25

A Prefeitura de Aracaju (PMA), por intermédio de uma parceria entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a empresa de reaproveitamento de pneus ReciclANIP, desde o ano de 2006 vem garantindo que pneus sem condições de uso tenham um destino ecologicamente correto. A iniciativa, além de desobstruir canais e terrenos baldios, ajuda no combate de focos do mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue.

Quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ele deve ser deixado em local apropriado. A SMS possui pontos de coleta em todos os bairros de Aracaju, a exemplo de borracharias e postos de gasolina. Com a ajuda de caminhões coletores, a Secretaria de Saúde recolhe os pneus deixados pela população e os transporta para o galpão da Emsurb, localizado no bairro Santa Maria. Quando o galpão chega ao limite de armazenagem de 3 mil pneus, a ReciclANIP se encarrega da reciclagem, sem nenhum custo à administração municipal.

Em relação ao combate de focos do mosquito causador da Dengue, a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Thayse Cavalcante, informa que o recolhimento de pneus faz parte do conjunto de determinações do Programa. "O caminhão da SMS passa todos os dias da semana nos pontos de coleta dos bairros selecionados recolhendo centenas de pneus de levando para o ´ecoponto´ da Emsurb. Essa iniciativa significa uma grande parceria entre as ações da Administração, já que garante a limpeza das vias e a diminuição de focos de Dengue", explica Thayse.

Responsabilidade ecológica

Criada em março de 2007 pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli, a Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. Segundo informações da empresa, no Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo. Outros usos prováveis dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

Confira o hotsite da ação da PMA no combate à dengue