WEBMAIL

LINKS

ACESSO RÁPIDO

MENU

PMA terá unidade para atender população em trajetória de rua

03/03/2011 - 10h45

Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira, 03, à Rádio Jovem Pan, o secretário de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, falou sobre a criação do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) direcionado a pessoas que estão em trajetória de rua. A unidade será inaugurada no próximo dia 22, dentro das comemorações do aniversário de 156 anos da capital.

O novo Creas será incorporado aos serviços de Proteção Social Especial ofertados pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). "O novo Creas vai direcionar o serviço para essa parcela da população que muitas vezes não tem perspectivas de uma vida melhor", destacou Bosco Rolemberg durante o programa Jornal da Manhã, comandado pelo radialista Rosalvo Nogueira.

No novo equipamento social, o cidadão vai ter acompanhamento psicossocial direcionado e passará por cursos de qualificação profissional para que possa ter uma nova perspectiva de vida. No espaço, que vai servir como uma casa de passagem, a pessoa receberá atendimento individual. "Nós iremos priorizar a assistência à família", ressaltou o secretário.

Bosco Rolemberg afirmou ainda que pretende trabalhar em conjunto com outras secretarias para viabilizar a ampliação da rede de atendimento. "Além do acolhimento, os profissionais irão identificar as necessidades de cada cidadão, para que possa ser feito o encaminhamento adequado de cada um", completou.

Disk denúncia

Em função da proximidade do Carnaval, Bosco Rolemberg destacou a importância da sociedade no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. "Nós disponibilizamos o telefone 100 para que as pessoas possam denunciar essa prática. Se o cidadão desconfiar de algum fato, ou souber de relatos de exploração sexual, deve denunciar imediatamente. Assim poderemos adotar as medidas cabíveis", afirmou.

O serviço de denúncia visa combater os diversos tipos de violência. Entre os principais crimes está a exploração sexual contra crianças e adolescentes. As denúncias são encaminhadas aos órgãos competentes, principalmente a Polícia Federal, em até 24 horas. O serviço funciona das 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados, bastando apenas digitar 100 do telefone fixo ou móvel. A chamada é gratuita.

Bolsa Família

Durante a entrevista, o secretário reafirmou a importância do Programa Bolsa Família (PBF) na erradicação da pobreza em todo o país. "Nunca tivemos um crescimento tão significativo no número de pessoas que estão saindo da miséria. O Bolsa Família tem ajudado muitas famílias que antes não tinham o que comer, mas agora podem se alimentar e viver com mais dignidade", destacou Bosco. 

Em Aracaju, os números apontam um crecimento expressivo do número de famílias que passaram a receber o benefício. Hoje, cerca de 35 mil famílias têm direito ao auxílio e têm a oportunidade de melhorar de vida.

Inclusão produtiva

Além de fornecer a ajuda financeira, o PBF mantém o Programa de Promoção de Inclusão Produtiva. A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju, através da Semasc, e é uma porta de saída fundamental para os beneficiários do Bolsa Família que buscam a auto-sustentação. "O programa aponta uma perspectiva de disputar uma vaga no mercado profissional, através da qualificação, proporcionando a possibilidade de um emprego digno e que possa trazer um sustento para sua família", ressaltou Bosco Rolemberg.

Desenvolvido em todas as unidades sociais da Semasc, o programa prioriza a capacitação dos usuários do PBF através de cursos profissionalizantes para criar oportunidade de trabalho e desenvolver a autonomia financeira. A Semasc, por meio do programa, tem proporcionado a famílias de baixa renda uma oportunidade a mais de inserção no mercado de trabalho, aumentando assim a dignidade de pessoas que dependem apenas do benefício do Bolsa Família.

 

 

Twittar Curtir
TAMANHO DA FONTE A+ A-
Prefeitura Municipal de Aracaju
Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos Rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42 - Conj. Costa e Silva - CEP 49097-270
Aracaju, Sergipe - Brasil - Fone: (79) 3218-7800

Swapi Agência Digital