Assistência Social

Avanço no campo da Assistência Social em Aracaju é destaque em programa de rádio

Assistência Social e Cidadania
18/03/2011 17h41

Em entrevista concedida nesta sexta-feira, 18, ao jornalista André Barros, que comanda o programa Sergipe Notícias, na TV Atalaia e na Mega FM, o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, reafirmou o compromisso da Prefeitura de Aracaju em erradicar a miséria na capital.

Bosco Rolemberg destacou os esforços feitos pela administração municipal para melhorar a vida da população mais vulnerável. "Nosso compromisso é melhorar cada vez mais a vida do aracajuano com a ampliação dos nossos serviços de proteção social para a parcela da população que mais necessita", afirmou.

O secretário destacou, ainda, o aumento do número de famílias inseridas no Programa Bolsa Família. "Nós demos um salto importante no município de Aracaju. De 2008 pra cá, conseguimos ampliar de 25.093 para 30.884 o número de famílias que recebem o benefício e isso é algo que devemos comemorar porque estamos ampliando os nossos serviços", disse.

"O Bolsa Família não é apenas um programa de transferência de renda. Além da ajuda financeira, nós disponibilizamos uma série de cursos profissionais para que essas pessoas possam ter uma profissão e deixem o programa", ressaltou o secretário Bosco Rolemberg.

Inclusão Produtiva

Segundo ele, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), desenvolve o Programa de Promoção de Inclusão Produtiva, que é uma porta de saída fundamental para beneficiários do programa Bolsa Família (PBF) na busca pela auto sustentação.

Desenvolvido em todas as unidades sociais da Semasc, o programa atua na capacitação dos usuários do PBF através de cursos profissionalizantes, com o objetivo de criar oportunidade de trabalho e desenvolver a autonomia financeira. A Semasc, através dessa iniciativa, tem proporcionado a famílias de baixa renda uma oportunidade a mais de inserção no mercado de trabalho. Dessa forma, o Programa de Inclusão Produtiva tem sido uma alternativa eficaz para que, após o recebimento do benefício do Governo Federal, as famílias desenvolvam suas atividades de forma autogestionária.

Planseq

Criado com o intuito de inserir beneficiários do Programa Bolsa Família no mercado de trabalho, o Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (Planseq) tem mudado a vida de centenas de trabalhadores de baixa renda. Para alcançar resultados positivos, a Prefeitura de Aracaju, que executa o Plano através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), firmou parcerias com a Secretaria do Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social, com o Ministério do Trabalho e Emprego e Serviço Nacional da Indústria (Senai).

Juntamente com esses parceiros, o município ofereceu cursos profissionalizantes com 200 horas/aula na área de construção civil para o público-alvo. Na primeira etapa, 300 profissionais foram capacitados. O Planseq vai abrir 721 vagas em três etapas e vai garantir qualificação profissional a futuros pedreiros azuleijistas, pedreiros polivalentes de infraestrutura, reparadores prediais, pintores prediais, eletricistas de baixa tensão e instaladores hidráulicos de infraestrutura.

Creas Pop

"Na próxima terça-feira, dia 22, nós estaremos entregando o Centro de Referência Especializado da Assistência Social [Creas] Pop, direcionado para população de rua. Nesse centro, o cidadão vai ter todo um acompanhamento psicossocial e passará por cursos de qualificação profissional para que possa ter uma nova perspectiva de vida", anunciou o secretário.

O Creas Pop contará com uma equipe técnica constituída por um coordenador, dois assistentes sociais e dois psicólogos, que prestarão atendimento, orientação e encaminhamento à rede socioassistencial, além de outras ações direcionadas para o fortalecimento de vínculos familiares e reinserção na vida social e comunitária, incluindo o acompanhamento aos acolhidos na Central de Acolhimento na perspectiva da autonomia. Contará, ainda, com dois educadores sociais internos para realização de atividades socioeducativas e 12 voltados a abordagens de rua.