Casos confirmados de dengue caem 82% em Aracaju

Saúde
13/07/2010 16h37

Ao contrário do que vem sendo observado em todo o Brasil, na cidade de Aracaju foi constatada, no primeiro semestre de 2010, uma considerável redução do número de casos de dengue. Nos seis primeiros meses do ano passado foram notificados 1.062 casos da doença, enquanto este ano, no mesmo período, foram registrados 269 casos, o que significa uma diminuição de 74,67%.

Com relação aos casos confirmados, foram 49 no primeiro semestre deste ano, contra 280 nos seis primeiros meses do ano passado, ou seja, uma redução de 82,5%. Em nenhum dos dois anos foram registrados óbitos. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Taíse Cavalcante, os bairros que apresentaram maior incidência de casos confirmados foram Atalaia (10), Coroa do Meio (6) e Farolândia (5).

De acordo com Taíse, o fato de o bairro ter um índice de infestação alto não significa que o vírus esteja circulando na localidade. "No bairro Cidade Nova, por exemplo, só tivemos cinco notificações e nenhum caso confirmado. Mas este bairro possui um índice de infestação considerado alto", explica ela.

A coordenadora afirma ainda que, mesmo com um número de casos menor que em 2009, vêm sendo registrados este ano casos mais graves de dengue, inclusive com maiores complicações. "Nós temos reforçado com a população que a dengue é perigosa e pode matar. Além disso, quanto mais vezes você é acometido pela doença, maior é o risco de agravamento", enfatiza Taíse, acrescentando que as fortes chuvas que acometeram a cidade este ano não se refletiram no aumento de casos de dengue.

Brasil

No Brasil, os números deste primeiro semestre são ainda maiores que os registrados em 2008, ano em que os casos de dengue bateram recorde, com 806 mil notificações. Em 2010, somando-se os números de todas as unidades federativas brasileiras, foram registrados 830 mil casos da doença e 321 mortes, fazendo de 2010 o ano mais crítico.

De todos os estados brasileiros, Sergipe foi o que registrou o menor número de casos da doença, com 353 notificações nos primeiros seis meses deste ano. Minas Gerais é o primeiro da lista, com 203.966 casos, seguido por São Paulo, com 121.270 registros, e Goiás, com 89.282.

Combate e prevenção

A redução do número de casos de dengue na capital sergipana é fruto da ação intensiva e continuada da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), principalmente através da SMS e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). "Esse resultado positivo se deve ao desenvolvimento contínuo de ações através da atenção básica, em conjunto com a vigilância epidemiológica e com a comunidade no controle da infestação do mosquito", conta Taíse.

Periodicamente são realizados, através dos agentes de saúde, inúmeros mutirões de combate à dengue em todos os bairros da cidade, com o objetivo de evitar a proliferação do Aedes aegypti. As equipes da Emsurb também trabalham constantemente realizando ações de prevenção e combate à doença, como o Bota-Fora, as visitas domiciliares e o tratamento mecânico, que consiste na eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

Ações

Até o mês de junho deste ano, foram realizadas quase meio milhão de visitas domiciliares pelos agentes de endemias que trabalham no controle da dengue. Foram 93 ações da força-tarefa e mais de 24 mil pneus retirados das ruas de Aracaju, 25% a mais do que no mesmo período de 2009.

Para Taíse, outra importante ação da SMS este ano foi o lançamento da campanha 'Todo cuidado é pouco. Não deixe a dengue morar na sua casa', em parceria com a Emsurb e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). A equipe faz também o bloqueio de casos suspeitos por meio do fumacê costal nos 300 metros que ficam no entorno da casa que teve algum caso confirmado da dengue.

A coordenadora conta que todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju possuem salas de hidratação devidamente preparadas para atender as pessoas com suspeita da doença. É realizado também o hemograma - principal exame para o acompanhamento do paciente com suspeita de dengue - com entrega de resultados no mesmo dia.