PMA já começa a preparar a decoração do Forró Caju 2008

Cultura
27/05/2008 08h00

Como parte dos preparativos para a festa mais esperada do ano, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) já começa a confeccionar as peças artísticas que farão parte da decoração da praça Hilton Lopes durante o Forró Caju 2008. No último 16 de maio, o prefeito da cidade, Edvaldo Nogueira, durante café da manhã com a imprensa, lançou a programação e as novidades para o Forró deste ano. A festa promete reunir cerca de 100 mil pessoas por noite.

Com o slogan ´Forró Caju: O São João da Qualidade de Vida´, a decoração da edição 2008 vem comemorar a união dos aracajuanos e a solidariedade. De acordo a artista plástica sergipana Lânia Duarte, a decoração da praça será inspirada nas tradicionais quadrilhas juninas. Bonecos de dois metros de altura reproduzirão os componentes da quadrilha e personagens como a rainha do milho, o padre e os noivos prometem inspirar os forrozeiros. "Nós pretendemos dispor os bonecos em formato de uma grande ciranda, para representar a união e o amor ao próximo", explica Lânia.

Trabalhando com uma equipe de 67 pessoas, Lânia também é responsável pelas tradicionais bandeirinhas coloridas que enfeitam o céu da praça Hilton Lopes durante o Forró Caju. "Nós contratamos uma empresa e eles produzem as bandeirinhas em tamanho exclusivo, especialmente para o Forró", descreve. Além disso, ao encargo da artista também está a decoração do palco Gerson Filho, e a do camarote da PMA.

"Faço tudo com muita alegria e satisfação, esse é um trabalho realizado com amor. Nós esperamos que a população entenda que a PMA realiza esta festa para trazer diversão gratuita, fomentar a cultura e o turismo, por isso a paz não pode ser perdida de vista", destaca Lânia.

Novidades

As grandes novidades dessa edição são a paginação do piso da praça Hilton Lopes, para proporcionar mais conforto e segurança aos forrozeiros que circulam na apoteose dos festejos juninos da capital; a abertura do mercado Thales Ferraz, onde funcionará um grande arraial com trios de forrozeiros, apresentação de quadrilha e professor de dança para quem quiser aprender a dançar forró e posto de informações turísticas. Outra inovação é o projeto Transportando Forró, que durante o mês junino manterá trios pé-de-serra nos ônibus e terminais integrados da cidade.

Segundo a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Lucimara Passos, a edição desse ano tem tudo para ser a melhor de todos os tempos. "Cuidamos de cada detalhe com muito cuidado para que continue sendo uma festa tranqüila, que projete nossos artistas, promova o intercâmbio e a diversidade cultural e agregue os patrocinadores, a população e os turistas, que vêm nessa época do ano trazer dinheiro, emprego e renda. É muito gratificante todo o esforço feito porque a gente sabe do retorno que traz para a cidade", destacou.