Escola Oficina de Artes Valdice Teles

Cultura
05/02/2009 08h42

Criada em 1984, a Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT) tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento e o aprimoramento do ensino das linguagens artísticas nas áreas das artes visuais e cênicas, da música e da dança.  Por ela já passaram vários músicos que hoje fazem sucesso em Sergipe ou em orquestras de outros Estados. A instituição é considerada como o melhor centro de ensino musical de Sergipe, graças também à dedicação dos excelentes professores que lá lecionam.

A Escola Oficina de Artes possui um Conselho Pedagógico constituído por nove membros e em três divisões: música, artes cênicas e artes visuais, que tem entre suas funções a competência de coordenar o processo de elaboração, execução e avaliação da proposta pedagógica. No espaço os alunos tem disponíveis salas de dança e de artes visuais, prática I e II, biblioteca, além de um mini-auditório com capacidade para 60 pessoas.

Desenho e Pintura; Teatro; Capoeira; Artesanato e Escultura; Violão Clássico; Violão Popular; Harmonia e Improvisação; Saxofone e Clarinete; Técnica Vocal; Flauta Doce; Percussão; Teclado; Canto Popular, Violino, Modelagem, Trompete, Contra-Baixo e Dança compõem os cursos oferecidos pela escola de música. Exposições, palestras, mostras, debates, fóruns, dentre outros projetos, também são promovidos pela mesma.

A matrícula de novos alunos, aberta no início de cada semestre, é feita mediante a apresentação dos seguintes documentos: 01 foto 3x4, comprovante de residência, fotocópia da carteira de identidade e preenchimento da ficha de inscrição. Além do pagamento de uma taxa semestral no valor de R$ 20. Funcionários municipais e pessoas comprovadamente carentes são isentas da cobrança. Mais de 2.000 alunos são beneficiados a cada ano.

E ainda, nos meses de janeiro e julho, recesso do ano letivo escolar, a escola oferta gratuitamente seus cursos através da 'Oficina de Férias' realizada durante três semanas de aulas intensivas.

RESPONSABILIDADE SOCIAL/ PROJETOS

Desde março de 2007, a Escola Oficina de Artes Valdice Teles, vem desenvolvendo diversos projetos sociais em diferentes áreas artísticas e culturais.

- 'Talentos de Aracaju', projeto voltado para crianças e adolescentes, é um projeto em parceria também com o Governo do Estado, Moinho de Sergipe, que faz a doação dos lanches dos alunos, e a Viação Progresso que oferece o transporte para os que residem no Coqueiral. A FUNCAJU é a responsável pelo transporte das demais localidades. Jetimana, Coqueiral, Alto da Jaqueira, Pau Ferro e Japãozinho são as comunidades assistidas. Violino; Violão; Canto; Teclado; Flauta Doce; Capoeira; Contra-baixo Acústico; Teoria Musical; Musicalização Infantil e Pintura são os cursos ministrados. Este evento acontece aos sábados na própria sede da Escola Valdice Teles.

- Uma vez por semestre a EOAVT realiza o 'Na Calçada da Valdice Tem ...', que promove a apresentação, na calçada da escola, dos trabalhos realizados pelos próprios alunos da própria e que a cada edição homegeia um artista sergipano.

- O grupo de capoeira 'Casa Grande', tem o intuito de elevar e desenvolver a auto-estima, conservar as tradições, além do resgate da história da cultura afro-brasileira através de aulas práticas, teóricas e expositivas. A Escola Valdice Teles entregou todo o fardamento aos alunos e comprou instrumentos, sendo a responsável pela identidade do grupo.

 - A Orquestra Sanfônica de Aracaju, de repercussão nacional e internacional, formada por músicos profissionais do Estado, composta por 25 sanfoneiros, um baixista e quatro percussionistas, ensaia na escola todas as terças e quintas-feiras a partir das 19h. Já se apresentaram em grandes eventos como Forró Caju e no Teatro Tobias Barreto, além de em outras regiões do país, como por exemplo, no Rio de Janeiro.

Atividades Oferecidas:
- Oficinas nas áreas de música, artes visuais, cênicas e dança
- Promoção de exposições, palestras, debates e fóruns

Horário de Funcionamento:
- Segunda à Sexta: das 8h às 22h
 
Endereço: Rua Vila Cristina, 354. Bairro: São José  
Telefone: (79) 3211-6913
E-mail: escola.valdiceteles@aracaju.se.gov.br
Diretor: Sérgio Teles