Viaduto Jornalista Carvalho Déda já recebe aprovação da população aracajuana

Infraestrutura
29/02/2008 01h50

Grande foi a participação popular dos aracajuanos que estiveram presentes na noite de inauguração do viaduto Jornalista Carvalho Déda, localizado no Distrito Industrial de Aracaju (DIA). A área de 9 mil m², a extensão, 347,5 m, a altura no vão central de 6,5 m e os 16 mil m² depaisagismo, além da bela iluminação, receberam a aprovação do público que se espalhava nas alças do viaduto, nas sacadas dos condomínios e ao redor da obra.

O empreiteiro de obra Wellington Silva, que compareceu com sua esposa para assistir a cerimônia de inauguração, disse que o viaduto está muito bonito e terá grande importância para a cidade. "Acredito que o fluxo de carro vá melhorar bastante. Moro no bairro Ponto Novo e sempre que precisava passar aqui sofria com o congestionamento; agora os problemas vão acabar. Assim como toda a população de Aracaju estou empolgado e ansioso para passar por ele", analisa.

A moradora do município de Gararu Gilzete Matos achou a obra excelente. "Isso demonstra o bom desenvolvimento do trânsito da capital. A obra chegou na hora certa para melhorar e embelezar a capital", diz. A aposentada Vicentina Bonfim prestigiou o descerramento da placa. "O viaduto está valorizando a nossa capital. Esse é um grande momento do prefeito Edvaldo Nogueira, que está de parabéns pelo esforço que dedicou a esse trabalho", parabenizou ela.

A diarista Fátima da Conceição Santos avaliou que o trânsito deve melhorar bastante com o viaduto. "Esse era um local de muitos atropelamentos e colisões de carros. Eu perdia muitos minutos aqui para atravessar de uma via para outra; agora sei que não terei esse problema, pois percebi que está tudo bem sinalizado", observa Fátima.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, a inauguração do viaduto é a segunda data mais alegre de sua vida. "Os dois dias mais felizes da minha vida foram: o nascimento do meu filho Maurício e hoje. Realizo outro sonho ao inaugurar hoje este viaduto, afinal, é uma obra que muda a face urbanística da nossa cidade; vai ligar de forma rápida e eficiente a zona norte à zona sul", revela.

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, disse que o local onde está o viaduto era um dos maiores gargalos do trânsito de Aracaju, mas a decisão do prefeito em construí-lo melhorou efetivamente o fluxo de carros na localidade. "A obra é bela enquanto arquitetura; leve, integrada a toda a área, sem ofender o paisagismo, incorporando área de lazer e verde para a comunidade, valorizando toda a região", ressalta ele.

Estrutura

A estrutura é formada por mil toneladas de aço; 8.500 toneladas de pavimentação asfáltica, incluindo as ruas e avenidas do entorno; e 18.400 toneladas de concreto armado. Possui ainda 38 blocos de sapatas e seis blocos de encontro; 76 pilares; quatro alças de entrelaçamento; mais quatro alças em nível; e pistas de sete, oito e dez metros. A iluminação é composta de 72 postes, 80 refletores, 48 projetores e 80 leads de 60 watts para iluminação cênica, que muda de cor a cada minuto. O local também conta com 50 vagas de estacionamento, palmeiras, tapetes de grama e espécies ornamentais que estão compondo a paisagem. Os ciclistas também têm seu espaço no viaduto: entre as pistas, foi construída uma ciclovia, com 3,05 metros de largura.

Clique aqui e veja mais fotos da inauguração do viaduto

Conheça as mudanças no trânsito de Aracaju