Idealizador de Aracaju é homenageado no aniversário de 153 anos da cidade

Agência Aracaju de Notícias
18/03/2008 10h41
Início > Index.php > Idealizador de Aracaju é homenageado no aniversário de 153 anos da cidade

Após a missa em ação de graças, realizada na Igreja Santo Antônio na manhã de ontem, segunda-feira, o prefeito Edvado Nogueira prestou uma homenagem ao idealizador da cidade, Ignácio Barbosa, na praça que leva o nome do ex-governante. A solenidade teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Sergipe e de Aracaju pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Artêmio Barreto, e o prefeito Edvaldo Nogueira.

Em seguida, a estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek, Tawane Alves, conduziu a tocha ao prefeito para que fosse acesa a pira, simbolizando a vida da cidade e a memória de seu fundador. No ato solene, o prefeito colocou uma coroa de flores no obelisco erguido para Ignácio Barbosa. A cerimônia se tornou uma tradição em comemoração ao aniversário da cidade, celebrado no dia 17 de março, data que marca a mudança da capital sergipana de São Cristóvão para Aracaju, em 1855.

"Em um gesto de coragem e visão de futuro, Ignácio Barbosa tomou a decisão de transferir a capital de Sergipe para Aracaju, uma cidade que hoje é a capital com melhor qualidade de vida do Norte e Nordeste do Brasil. Mas não foram apenas os dirigentes que ajudaram a cidade a conquistar esse título. Na verdade, a força da nossa gente construiu essa cidade", declarou o prefeito aos presentes, entre os quais alunos de escolas públicas municipais e estaduais, secretários municipais e vereadores. A solenidade contou com uma apresentação especial da Banda da Polícia Militar de Sergipe.

Memória

Nascido no Rio de Janeiro, Ignácio Joaquim Barbosa (1821 - 1855) presidiu a província de Sergipe de 1853 a 1855, ano em que elevou o Povoado do Santo Antônio do Aracaju, na Barra do Cotinguiba, à cidade de Aracaju, transferindo a capital de São Cristóvão para a região portuária do rio Sergipe. A cidade foi planejada em forma de tabuleiro de xadrez pelo engenheiro José Basílio Pirro e desde então se transformou na sede política, administrativa e comercial do Estado.

Clique aqui para conferir o hotsite em homenagem aos 153 anos de Aracaju