A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Aracaju (SMTT) começará a partir de segunda-feira, 2, a fiscalização dos táxis-lotação do município da Barra dos Coqueiros, já que estes estão proibidos de circular na capital. Os taxistas da cidade vizinha poderão continuar transportando passageiros para Aracaju, mas estarão proibidos de circular na capital assim como levar passageiros para a Barra.
A fiscalização será feita em cumprimento ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que é explicado no artigo 231: ''é proibido transitar com o veículo efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim, salvo casos de força maior ou com permissão da autoridade competente''
Segundo informações da assessoria jurídica da SMTT, não existe nenhum documento dado pela prefeitura. ''Os taxistas que fazem lotação na Barra dos Coqueiros não têm nada formalizado, então quem transita aqui na capital o faz ilegalmente, já que os mesmos não possuem alvará para circular em Aracaju'', explica a chefe do setor, Débora Pichemel.
De acordo com o assessor de imprensa da SMTT, o radialista Jairo Alves, atualmente deveria haver 100 veículos fazendo este tipo de transporte fazendo o rodízio, sendo 50 trabalhando um dia e os outros 50 no dia seguinte. "Já recebemos inúmeras denúncias que mais de 170 taxistas estão fazendo este tipo de transporte por conta própria, agindo ilegalmente. Mas agora eles serão fiscalizados e deverão trabalhar em sua área", explica.
Entre os taxistas de Aracaju o sentimento é de apoio à decisão. " Muitos taxistas da Barra têm até ponto aqui em Aracaju e isto nos prejudica muito, porque cada um deve fazer a sua parte, ele está irregular e tira o ganha pão de que trabalha corretamente por isso que sou a favor da fiscalização", desabafa um taxista da capital que não quis se identificar.
Na próxima quinta-feira, 5, acontecerá uma reunião no Ministério Público Estadual, às 9h, entre o representante da SMTT de Aracaju, da SMTT de Barra dos Coqueiros e Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintaxi) a fim de se chegar a um consenso entre as partes interessadas.
Transporte Público
Atualmente, duas empresas de ônibus atuam na Barra dos Coqueiros, a Halley e a Progresso, disponibilizando sete veículos que fazem a linha Atalaia nova/Centro, atendendo aos moradores do município. A partir de segunda-feira, 2, a frota aumentará, pois a SMTT de Aracaju acrescentará dois ônibus da Halley à frota, passando para 10, a fim de melhor atender à demanda de passageiros que precisam ir e vir do município.