Na manhã desta segunda-feira, 15, a equipe da Agência Aracaju de Notícias deu início à série de chats com as principais atrações do Forró Caju 2009. O primeiro a participar do bate-papo on line foi o cantor e compositor pernambucano Jorge de Altinho, que está em Aracaju para participar do Fórum do Forró , promovido pela Prefeitura de Aracaju.
Durante o chat, que durou cerca de uma hora, os internautas fizeram perguntas diretamente ao artista. A relação com os fãs, a participação nesta edição do Forró Caju e suas influências musicais foram alguns dos assuntos da conversa.
Questionado sobre as letras de suas canções - que em geral falam de amor e da vida no sertão - Jorge de Altinho explicou que atualmente tem abordado temáticas mais urbanas. "O cotidiano e o amor são coisas que todas as pessoas vivenciam todos os dias e tocam mais fundo no coração delas. E no meu também. Estou com cerca de 40 canções inéditas para lançar e meu último trabalho foi o DVD, há três anos. Então esse volume de trabalho tem sido muito bom e pretendo trazer em breve assuntos diversos", afirmou.
O artista revelou também que sua composição favorita é ‘Confidência'. Segundo ele, essa e outras canções de sua autoria vão fazer parte do seu show no Forró Caju 2009, que acontece no próximo dia 25. "Não poderei esquecer as músicas que foram sucesso no rádio, mas tenho músicas novas e farei homenagens a Dominguinhos, Luiz Gonzaga e, pela primeira vez, ao Trio Nordestino. Ou seja, teremos um show mais tradicional no Forró Caju", antecipou.
Jorge de Altinho disse ainda que vai se apresentar na Europa em julho, a convite do Governo da Alemanha. "Estarei no Centro Cultural de Berlim no dia 18 de julho para fazer um show de cultura popular brasileira. Será minha primeira apresentação fora do país e estou numa expectativa muito grande. Preparei um repertório dentro do meu trabalho e farei uma hora e quinze minutos de show de pura cultura popular nordestina", afirmou.
Segundo ele, o convite surgiu porque seu DVD foi lançado pela Globo Internacional para 21 países. Por conta disso, ele tem recebido encomendas de mais discos de várias partes do mundo. "Os pedidos vêm até mesmo de paises que eu nunca ouvi falar", comemorou.
Fórum do Forró
O cantor pernambucano é o grande homenageado do Forum do Forró, que acontece esta noite e tem como tema ‘O forró de Jorge de Altinho e a inovação dos metais no forró'. Durante o chat, ele disse o que esperava da sua participação no evento. "O Fórum do Forró é uma grande iniciativa e eu poderia destacar o incentivo aos novos forrozeiros, bem como discutir o futuro da música nordestina. Minha expectativa é contar com um bom público, já que esse fórum é consolidado no calendário de Aracaju e Sergipe", falou.
"Vou poder contar um pouco da minha história e expor minhas opiniões sobre a música nordestina", frisou. Ele explicou ainda como acabou introduzindo os metais no forró. "Sou oriundo de uma banda filarmônica e como só tinha espaço para tocar atrás da procissão, ou os dobrados, na festa da padroeira, e sendo cultural e tradicional no Nordeste, eu resolvi introduzir os metais no forró sem esquecer os instrumentos básicos que caracterizam o forró", esclareceu.
Visite o hotsite especial do Forró Caju 2009