Prefeitura participa dos preparativos para a Conferência Nacional da Educação

Educação
10/07/2009 14h29
Início > Index.php > Prefeitura participa dos preparativos para a Conferência Nacional da Educação

Na manhã desta sexta-feita, 10, representantes da sociedade civil aracajuana participaram de uma audiência pública sobre a Conferência Nacional da Educação - Conae, que será realizada em abril de 2010, em Brasília, e que tem como tema central 'Construindo o Sistema Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação'. A audiência aconteceu no auditório da Sociedade Semear, no bairro São José. O encontro é uma realização do Comitê Estadual do Conae, em parceria com a Undime/SE, o Conmea e a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

"Promover a reflexão e o debate sobre os problemas que atingem a educação em nosso Estado, além de apresentar os pontos principais para a realização da conferência intermunicipal são os objetivos principais dessa audiência. Afinal, nenhuma política pública se consolida sem que haja participação da sociedade civil", explicou a pró-reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, a professora Marize Dias.

Participaram da audiência a secretária municipal de Educação e presidente da União dos Dirigentes Municipais da Educação em Sergipe, a professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça; o presidente da Câmara de Vereadores da capital, Emmanuel Nascimento; a presidente do Sindipema, Maria Elba Moreira; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Ana Lúcia Murici; e a presidente do Conselho Municipal da Educação, Maria José Guimarães.

Os presentes puderam assistir a duas palestras. A primeira, ministrada por Marize Dias, teve como tema central 'A educação como política pública'. A segunda, intitulada 'A Conae em Sergipe: perspectivas e desafios', foi ministrada por Ivanise Gomes, coordenadora da comissão estadual da Conae, com o objetivo apresentar a proposta da conferência.

Resultados

As contribuições obtidas através do debate realizado na audiência serão direcionadas à Conferência Intermunicipal da Educação. Ao todo, acontecerão em Sergipe nove conferências intermunicipais envolvendo cerca de 3.000 delegados. As audiências terão como eixo norteador a elaboração das diretrizes do documento que será encaminhado para debate na Conferência Estadual de Educação. Cerca de 400 delegados eleitos na etapa intermunicipal estarão representando o município na Conferência Estadual. Desses, 33 serão eleitos para representar Aracaju na Conae 2010, que acontecerá em Brasília.

"Este momento é uma preparação para as conferências intermunicipal, estadual e nacional. Com essa audiência, fica ainda mais claro que o nosso governo tem assumido e posto em prática o compromisso de traçar políticas públicas que contem com o apoio da sociedade aracajuana", declarou a secretária de Educação de Aracaju, Tereza Cristina.