Beco dos Cocos agora é espaço cultural

Cultura
16/10/2009 14h00

Completamente revitalizado pela Prefeitura de Aracaju, o Beco dos Cocos, entre a Praça General Valadão e os mercados centrais, passará a ser palco de apresentações artísticas e culturais. O espaço vai ser contemplado com o projeto ‘Sexta no Beco', uma iniciativa do grupo ‘Coletivo do Beco', formado por artistas, agentes culturais, grupos folclóricos, profissionais da música, do circo e do audiovisual.

A primeira edição acontece nesta sexta-feira, 16, a partir das 18h30, com show da banda de reggae sergipana Reação, performances circenses, exibições do grupo ‘Nóis no Centro' e Samba de Coco da Mussuca, tudo de graça. "O projeto que acontecerá todas as sextas, com objetivo de divulgar todas as vertentes artísticas", explica um dos idealizadores do ‘Coletivo do Beco', Caio Berbert, também diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju).

Segundo ele, a ideia surgiu durante a Semana Nacional do Trânsito, quando a Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju, convidou vários artistas plásticos e grafiteiros para transformar o Beco dos Cocos em um cenário colorido e alegre. "Decidimos nos unir para movimentar o local, transformando-o em um centro de divulgação cultural", conta Berbert.

Antes da revitalização, o Beco dos Cocos era um conhecido ponto de prostituição e tráfico de drogas. Com iluminação precária e aspecto sombrio, muita gente tinha medo de transitar por lá. Hoje, a situação é bem diferente. As paredes e calçadas foram pintadas com tintas, sprays e muita criatividade. A passarela também recebeu criativas luminárias, tornando-se uma vitrine da arte popular e um aprazível espaço cultural.