Prefeito lança projeto Natal Luz 2009

Cultura
16/11/2009 11h11

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou na manha desta segunda-feira, dia 16, o projeto Natal de Luz 2009, que marca a decoração natalina de Aracaju. Durante a coletiva, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, foi informado que, a partir do dia 1º de dezembro, as luzes de toda a cidade já estarão acesas. Várias novidades estão programadas para essa edição, como figuras em movimento, ampliação dos pontos de luz e a criação de uma decoração no Centro que poderá ser contemplada tanto de dia quanto de noite.

Desde 2006, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem reforçado os investimentos para deixar bairros, avenidas, praças, monumentos e pontos turísticos ainda mais atrativos e iluminados. E esse ano não será diferente, as luzes e o colorido do Natal prometem estar por toda parte, da zona norte à zona sul. O projeto é assinado pelo artista plástico Ivo Gato.

"A decoração natalina de Aracaju já é um dos itens que caracterizam a nossa qualidade de vida, realçando os pontos turísticos, as nossas praças, ruas e avenidas, bem como as edificações mais importantes da cidade. Priorizamos os símbolos universais da tradição religiosa cristã e as luzas que caracterizam esse período do ano", ressaltou o prefeito.

A meta de Edvaldo Nogueira é fazer com que a capital sergipana se transforme num pólo nacional de atração turística durante as festividades de final de ano. Por isso, o investimento na decoração natalina da cidade tem dois objetivos: comemorar o nascimento de Jesus, uma data importante do mundo ocidental, e transformar Aracaju em pólo do turismo de Natal. "É preciso que a gente aposte em nossa cidade como destino turístico. Até 2012 pretendemos rivalizar com o Natal de Gramado [RS]", afirmou.

Foram ampliados os pontos que serão decorados. Dessa forma os aracajuanos e os turistas terão mais lugares para visitar. Além de back lights (placas luminosas), figuras tridimensionais e dos já tradicionais elementos natalinos, esse ano haverá figuras em movimento e uma decoração que poderá ser contemplada pelo dia e pela noite, sobretudo na área do Centro, onde o fluxo maior de pessoas se dá no horário comercial.

Democracia

Como uma das marcas da atual administração municipal é levar benefícios para toda a população de forma democrática, a prefeitura também vai decorar as áreas mais distantes da cidade. Esse ano os bairros contemplados com a decoração natalina serão: Bugio, Santos Dumont, 18 do Forte, Orlando Dantas, Augusto Franco e Siqueira Campos.

A orla de Atalaia ganhará 500 estrelas com lâmpadas e 500 bolas de fibra de vidro, além de 1000 figuras variadas e coloridas em corda luminosa. Os arcos terão painéis e iluminação. As várias praças e avenidas também ganharão estrelas com lâmpadas, bolas de fibra de vidro, ornamentos, iluminação decorativa. O viaduto Jornalista Carvalho Déda, no DIA, contará com lâmpadas na parte superior e inferior. A Catedral Metropolitana receberá aplique de contorno luminoso e um Cristo em movimento.

O Centro Comercial de Aracaju terá dois portais principais de entrada, quatro portais de entrada lateral, árvore de 6 m de altura, com praticáveis e presentes, uma casa de Papai Noel, 60 guirlandas iluminadas e 35 árvores iluminadas, além de contorno luminoso na Ponte do Imperador e em prédios públicos. "Agora será possível ver a decoração do Centro comercial durante o dia e á noite, graças à mistura de cores e iluminação", revelou Edvaldo.

O presidente da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Samuel Shuster, avaliou que o inicio da decoração mais cedo atrai as pessoas ao centro comercial. "Antigamente a decoração ficava pronta no dia 15 de dezembro, mas o prefeito Edvaldo Nogueira entendeu que, para atrair a população ao centro de compras, essa data tinha que ser antecipada. Esse é um ponto muito positivo para os comerciantes", relatou.

Samuel enfatizou ainda a ampliação da decoração em bairros e avenidas da cidade, como o acesso ao aeroporto Santa Maria, local que serve como portão de entrada para turistas. "A medida dará um clima natalino não apenas no centro comercial. Isso estimula que as pessoas já entrem no clima e iniciem mais cedo suas compras, uma medida que também agrada aos empresários", considerou.

Presépio

O tradicional presépio permanecerá no Parque Augusto Franco (Sementeira) e terá 600 m² em construção de madeira e fibra de vidro. A ornamentação será neoclássica e contará com figuras em tamanho natural, ambientação com plantas artificiais, fonte e iluminação cênica. Diariamente haverá apresentações diárias do Anjo de Natal.

Também serão decoradas as avenidas Hermes Fontes, Francisco Porto e Visconde de Maracaju; a orlinha do bairro Industrial; os terminais do DIA e Rodoviário; as rótulas dos bairros Coroa do Meio, Atalaia e Bugio; e as praças da Bandeira, Camerindo, General Valadão, São José e Santo Antônio.   

Presenças

Compareceram ao anuncio da decoração natalina o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento, Silvio Santos; os secretários municipais de Saúde Marcos Ramos, de Administração, Daniel Fortes, da Participação Popular, Rômulo Rodrigues, e da Assistência Social, Rosária Rabelo. Também estiveram presentes na solenidade os presidentes da Funcaju, Waldoilson Leite, da Emurb, Paulo Costa e da Fundat, Carlos Magno, além dos vereadores Dr. Gonzaga e Moritos Matos.