Prefeito abre Réveillon da paz da Orla de Atalaia

Cultura
01/01/2010 07h04

Seguindo a tradição, milhares de pessoas lotaram as areias da Orla de Atalaia para se despedir de 2009 e brindar a chegada de 2010.  A programação do Réveillon contou com a música eletrônica da tenda mix, queima de fogos, liberação de balões festivos e dois palcos conjugados de 14m² cada, devidamente preparados para a contagem regressiva do ano novo e os embalos dos shows de Simone, Jorge Aragão e Alapada.

Diante da multidão vestida de branco, a festa teve início por volta das 21 horas, com a apresentação da grande intérprete da MPB, Simone, seguida pela fala do prefeito Edvaldo Nogueira, que fez a contagem regressiva para a chegada de 2010, quando foram soltos 2.500 balões festivos brancos.  Enquanto os balões subiam como que em direção à lua cheia, quatro toneladas de fogos de artifício iluminavam o céu da Orla de Atalaia.

Com entusiasmo, o prefeito fez uso da palavra minutos antes da contagem regressiva, enaltecendo os avanços alcançados por Aracaju.  "A avaliação de 2009 é positiva. Apesar da crise mundial que chegou ao Brasil no começo do ano, graças aos esforços do presidente Lula e do governador Marcelo Déda, aqui em Aracaju nós conseguimos - com a ajuda de Deus - fazer com que a cidade crescesse e se desenvolvesse. Ainda conseguimos mais de R$ 200 milhões em investimentos e fizemos obras em todos os bairros da cidade", frisou o prefeito.

Edvaldo Nogueira acrescentou que a meta é continuar o trabalho em 2010 a fim de manter a cidade no ritmo de crescimento e prosperidade.  "Aqui em Sergipe o avanço é por conta de Déda, que faz parcerias em benefício do Estado e se mostra sempre muito próximo da Prefeitura de Aracaju. Graças aos nossos esforços é que Aracaju foi considerada a capital da qualidade de vida; reduzimos em 97% os casos de dengue; e fizemos obras em toda a cidade. Que o novo ano seja de saúde, paz, felicidade e amor para todos os aracajuanos e que continuemos a manter esse título", acrescentou.

De acordo com o governador Marcelo Déda, o Réveillon na Orla de Atalaia é um dos melhores do Brasil e se destaca por sua beleza e organização, que tanto encantam aqueles que se deslocam até a praia para curtir a festa da virada.  Na opinião do vice-prefeito Silvio Santos, o que mais chama a atenção é a interação dos aracajuanos com a festa.

"O numero de pessoas que se desloca até a praia para prestigiar a passagem de ano é impressionante. Quando eu comecei a passar o Réveillon aqui, em 2002, a gente via apenas algumas barracas, mas agora você pode ver a quantidade de gente que vem e toma conta da orla. Antigamente o número de pessoas era de aproximadamente 20 mil, enquanto hoje ultrapassa as 200 mil. Aracaju já incorporou esse evento no calendário de comemorações da cidade", comentou.

Estrutura e programação

A megaestrutura montada nas areias da Atalaia compõe dois palcos com 14x14 metros cada, 10 camarins e um camarote, montados na proximidade da Passarela do Caranguejo.  Dezenas de refletores foram utilizados para o jogo de luzes - propiciando o brilho exato à altura das apresentações musicais que embalaram a noite - e dois telões deram suporte àqueles que, apesar de não estarem tão próximos do palco, puderam acompanhar a festa da mesma forma.

Além dos shows, o evento também contou com a tenda mix (estrutura montada em formato de concha para quem curte dançar ao som de música eletrônica, comandada durante a noite por quatro DJs) e show pirotécnico com a queima de quatro toneladas de fogos de artifício durante 15 minutos, além de 2.500 balões, soltos logo após a meia noite.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Waldoilson Leite, a programação está dentro do planejado, com exceção do show de Simone, antecipado a pedido da produção da cantora, o que não atrapalhou em nada a festa.  "Isso foi até bom, porque o Jorge Aragão demonstrou muito interesse em ver a queima dos fogos, inclusive ele gostou tanto da cidade que resolveu esticar a estada até o sábado", comentou.

Opinião popular

A pedagoga Selma Melo costuma vir todos os anos para a orla acompanhar a virada de ano junto dos amigos, parentes e colegas e, para este ano, veio preparada para sair somente ao amanhecer.  "A festa está linda, gosto muito de ver as pessoas passando e curtir os shows daqui da tenda", acrescentou.

O jornalista Sales Neto também é assíduo nos Réveillons na praia de Atalaia.  "Essa é uma opção democrática onde todas as classes sociais se reúnem. Aracaju se encontra aqui e as atrações são excelentes, por isso é uma grande oportunidade de rever amigos e brindar o ano novo", frisou.

As amigas suíças Ursula Spinnler (arquiteta) e Anita Samuel (professora) já conheciam Aracaju e decidiram voltar à cidade durante a virada de ano.  Mesmo sem apreciar aglomerações, Anita acompanhou a amiga horas antes do início da festa para ver a movimentação.  "Gosto de ver as pessoas de diferentes idades juntas, a maioria de branco aqui na areia da praia".  A arquiteta também prefere lugares mais tranquilos, mas mesmo assim veio conferir os momentos que antecederam o início dos shows e sentir o clima de alegria e paz das pessoas.

Presenças

Participaram da noite da virada no camarote do prefeito Edvaldo Nogueira a presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe (Ademi), Danusa Silva; o gerente regional da Petrobras, Eugêncio Dezen; o presidente da Câmara Municipal, Emmanuel Nascimento, e a vice-presidente, Mirian Ribeiro; o presidente nacional do PT, Zé Eduardo Dutra; o deputado federal Jackson Barreto, e o senador Antônio Carlos Valarades.

Também prestigiaram o evento o secretário municipal de Comunicação, Marcos Cardoso; e a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos; a deputada estadual Tânia Soares; o presidente estadual do PCdoB, Halisson Souza; a secretária municipal de Governo, Karla Trindade; a vereadora Rosângela Santana; o vereador Chico Buxinho e os secretários de Estado da Cultura, Eloísa Galdino; e de Estado da Comunicação, Carlos Cauê, respectivamente.

Confira galeria de fotos da festa da virada