Prefeito entrega 35 novos ônibus para a população

Transporte e Trânsito
05/01/2010 11h53

Cumprindo o compromisso de renovar a frota de ônibus de Aracaju, assumido no início do ano passado, o prefeito Edvaldo Nogueira entregou na manhã desta terça-feira , 5, mais 35 veículos novos, que irão atender os usuários do transporte coletivo. A solenidade aconteceu na frente do Palácio Inácio Barbosa, no Centro da cidade.

Os 35 novos ônibus vão substituir veículos antigos de cinco linhas: Terminal Rodoviário/Desembargador Maynard; Terminal Rodoviário/Nova Saneamento; Circular Shoppings 1; Circular Indústria e Comércio 1; Augusto Franco/Siqueira Campos.

"Com mais esta entrega, chega a 100 o número de ônibus novos inseridos no sistema de transporte público do município, como havia sido anunciado no ano passado. É algo significativo porque nunca na história da cidade foi feita uma renovação desta proporção em apenas um ano. Com a entrega destes 100 ônibus, melhoramos a frota, reduzimos a idade média dos veículos em circulação e a população, principalmente os mais carentes, vão ter ônibus de qualidade, com conforto e segurança", ressaltou o prefeito.

Durante a solenidade, Edvaldo Nogueira informou que os 100 ônibus entregues representam uma renovação de 20% da frota da cidade, que atualmente tem cerca de 500 veículos.  Segundo ele, todos os novos ônibus são dotados de equipamentos de acessibilidade (inclusive elevador para cadeirantes), aparelhos de GPS e cadeiras dianteiras amarelas, destinados a gestantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção.

Conquista

Para Cláudio Brito, representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, os novos ônibus dotados de equipamentos de acessibilidade representam um ganho significativo para a população com dificuldade de locomoção, principalmente porque, com a renovação da frota, Aracaju passa a ser a única cidade do estado a cumprir a legislação que trata da questão.

"A população que utiliza cadeira de rodas fica muito feliz porque esse é um direito de todos. Como nossa prefeitura trabalha com a inclusão, é mais do que justo que também sejamos incluídos na qualidade de vida do município", enfatizou Cláudio Brito.

Investimento

Os 35 novos ônibus representam um investimento da ordem de R$ 5 milhões feito pelo grupo Progresso, através de uma linha de crédito de desenvolvimento do Banco do Estado de Sergipe (Banese), que financiou a compra dos veículos.

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Adierson Monteiro, a injeção desse valor representa um importante investimento no município. "Quanto melhor o serviço, melhor a vida das pessoas, até porque isso representa um incremento na economia do município", acrescentou.

Licitação

Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, a comissão formada no ano passado para preparar o edital de licitação do transporte público continua trabalhando e em breve anunciará o resultado da primeira fase dos trabalhos. "Nossa meta é divulgar no final deste ano o edital para a licitação", informou o prefeito.

Para o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Samarone, tudo isso faz parte de um amplo esforço da Prefeitura de Aracaju para melhorar o serviço de transporte público. "A renovação da frota é um sinal da mudança no sistema público de transporte do município. Já estamos trabalhando na melhoria da acessibilidade nos terminais e iniciamos o processo licitatório do transporte em Aracaju", disse.