Escola municipal desenvolve projeto de valorização da identidade

Educação
02/06/2010 15h11

Com o objetivo de estimular o aluno a se sentir participante e conhecedor de sua própria história, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, localizada no bairro Santa Maria, realizou na manhã desta quarta-feira, 2, a culminância do projeto ‘Minha história conto eu', desenvolvido por professores da unidade escolar, tendo como tema ‘Identidade'.

Idealizado pelas professoras de educação infantil Anne Emilie Souza e Loide Silva, o projeto surgiu da necessidade de conscientizar os pais sobre a importância da documentação dos filhos, não só para facilitar a identificação dos mesmos, mas também para fortalecer o exercício da cidadania. Com esse objetivo, profissionais do Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foram convidados para confeccionar e emitir carteiras de identidade, beneficiando alunos do ensino fundamental, com idade entre 8 e 10 anos.

"Depois que o projeto foi elaborado e o seu conteúdo repassado aos professores da Emef, os estudantes participaram de atividades pedagógicas relacionadas ao tema. Na turma em que leciono, por exemplo, cada aluno pesquisou sobre a origem e o significado do seu nome, passando a se reconhecer como indivíduo e a valorizar suas raízes", afirmou Loide Silva.

Ao promover discussões sobre a necessidade de ter a carteira de identidade, a certidão de nascimento e o cartão de vacina, a professora Maria dos Prazeres logo percebeu que as histórias de vida contadas pelos alunos mereciam ser registradas. "Houve interesse por parte dos meninos e meninas, daí concordamos em confeccionar livros com relatos e fotos pessoais", contou a professora.

Comodidade

Para a aluna da 3° série Érica Vieira, a iniciativa da escola trouxe praticidade. "Como é a 1° vez que eu tiro a carteira de identidade, fico feliz em participar do processo sem precisar sair da escola. Ainda quero ter outros documentos, pois quando for trabalhar, sei que vou precisar deles", disse Érica, 8 anos.

A emissão de documentos de identidade foi iniciada na manhã desta terça-feira, 1°, sendo que o projeto ‘Minha história conto eu' continuará sendo desenvolvido até o final do ano letivo entre alunos de turmas do pré-escolar, através de atividades lúdicas.