CRESS elogia criação da Coordenação de Serviço Social na Secretaria Municipal de Saúde

Saúde
30/09/2010 09h19

Durante a Semana do Idoso, a presidência do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) parabenizou o secretário Antônio Samarone de Santana pela criação da Coordenação de Serviço Social na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju. A coordenação foi criada no mês de junho deste ano, atendendo a um pleito histórico da categoria, que reivindicava uma referência técnica para os profissionais da área.

Para o cargo, o secretário municipal de Saúde nomeou a assistente social Auxiliadora Rosa, referendada pela própria categoria. Auxiliadora Rosa é técnica concursada da SMS e já está exercendo suas novas funções.

Segundo a presidenta do CRESS, Lizandra Vieira de Oliveira, a criação da coordenação é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos profissionais na rede há mais de duas décadas. "A medida contribui para a valorização dos assistentes sociais e fortalece as ações para efetivação do Sistema Único de Saúde em Aracaju", ressalta Lizandra Vieira.

Assistentes sociais

Na SMS, até então, existiam as coordenações de Clínica Médica, Enfermagem e Odontologia. Atualmente, a Secretaria de Saúde de Aracaju tem cerca de 120 assistentes sociais. Desses, 43 estão lotados na Rede de Atenção Básica (REAB), compondo as equipes de Saúde da Família. Os profissionais também atuam nos hospitais e CAPSs.