PMA participa de campanha pelo fim da violência contra a mulher

Saúde
11/11/2010 17h15

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vai participar da programação da campanha '16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres', que será realizada em todo o Brasil e em mais 134 países a partir da segunda quinzena deste mês. Este ano, o tema é 'Exija seus direitos. Está na Lei. Lei Maria da Penha'.

Em Aracaju, estão previstas palestras nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e ações de divulgação da Lei Maria da Penha. Também serão realizadas atividades informativas sobre os serviços das redes de proteção e os fluxos de encaminhamento para serviços de atendimento a mulheres vítimas de violência.

Criada pelo Center for Women´s Global Leadership (Centro para a Liderança Global das Mulheres) em 1991, a campanha tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Em Aracaju, a mobilização é organizada pelo Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.    

Ações 

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Cristiane Ludimila Borges, desde 2007 a SMS vem trabalhando a temática e realizando capacitações dos profissionais da atenção básica e da rede de urgência e emergência, com o intuito de ampliar a atenção às mulheres vítimas da violência doméstica.

"A violência física e psicológica doméstica contra a mulher, na maioria das vezes, é invisível. Por isso a importância do fortalecimento das ações de enfrentamento a essa violência na rede pública de Saúde. O vínculo estabelecido entre as usuárias e os profissionais das equipes de Saúde da Família pode encorajar as mulheres a denunciar as situações de violência e o próprio agressor", avalia Cristiane.    

De acordo com a coordenadora, este ano, o calendário da mobilização será marcado por outra data importante: 6 de dezembro, Dia dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher. "Vamos ousar e ampliar a luta dialogando e envolvendo os homens das nossas comunidades", afirma Ludimila.   

Veja a programação:

Dia 18.11 Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
14h30_ Palestras educativas e de enfrentamento à violência contra a mulher
Local: Unidade Sócio-Educativa (Rua A, 345 - São Conrado)

Dia 22.11 Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
09h_  Palestras educativas e de enfrentamento à violência contra a mulher 
Local: CRAS Carlos Hardman ( Av. Carlos Marques, s/n  - Soledade)

Dia 24.11 Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
14h -  Palestras educativas e de enfrentamento à violência contra a mulher 
Local: CRAS Benjamim A. Carvalho (Rua Josué de C. Cunha, 900 - Coroa do Meio

Dia 30.11_ Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
08h - Palestras educativas e de enfrentamento à violência contra a mulher
Local: CRAS Santa Maria (Av. Principal, 2577 - Santa Maria)