Marinete do Forró alegra turistas no verão 2011

Cultura
14/01/2011 10h55

Um ônibus movido a forró. É assim que pode ser definida a Marinete de Forró, que voltou a circular pelas ruas da capital sergipana nessa quinta-feira, dia 13. A iniciativa é da Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), em parceria com a Viação Progresso. A proposta é conduzir aracajuanos e visitantes por um city tour gratuito, com direito a guia de turismo, música e muita animação.

A viagem começa na Orla de Atalaia, com a visita da Marinete aos hotéis. Ao som do trio pé-de-serra de Robertinho dos Oito Baixos, o ônibus decorado percorre seu roteiro. O guia Paulo César aproveitava os intervalos entre uma ‘sanfonia' e outra para apresentar aos visitantes os pontos turísticos da capital sergipana. "A Marinete do Forro surgiu da idéia de mostrar ao visitante os lugares mais significativos da cidade, dentro de um transporte especial animado pelo autêntico forró", explica o guia.

O passeio do ônibus se diferencia pela alegria que envolve todos que estão a bordo. "Estou maravilhada com essa iniciativa. Os organizadores estão de parabéns, pois essa é uma forma diferente e bonita de  apresentar a cidade", elogiou a professora Lelia de Souza, de Itabuna (BA), que está em Aracaju pela primeira vez. "É um projeto importante para Aracaju, pois recepciona muito bem o turista. A prefeitura está de parabéns", disse Cláudio Meirelles, de Salvador (BA).

Enquanto os turistas aproveitam cada detalhe do passeio, o motorista Manoel Nascimento realiza o percurso com atenção, garantindo segurança e conforto durante a viagem. "Valorizo bastante esse tipo de iniciativa. Acho que é uma forma de trabalhar com prazer, compartilhando a alegria dos músicos e dos passageiros, e ao mesmo tempo apresentando a cidade para eles", disse Manoel, que conduz a Marinete do Forró há cinco anos.   

Música   

A Marinete não seria tão empolgante sem a música tocada no interior do veículo. É por isso que o trio de forró pé-de-serra formado por Robertinho dos Oito Baixos, Nivaldo do Triângulo e Val da Zabumba é o coração do ônibus. Tocando quase sem parar enquanto o ônibus está em movimento, o trio canta e incentiva os passageiros a fazerem o mesmo. Robertinho mostra toda a sonoridade da sanfona, ao mesmo tempo em que dança pelo corredor do veículo.

"Já são 10 anos de Marinete e tenho muito orgulho dessa história. No começo parece difícil dançar, cantar e tocar ao mesmo tempo, enquanto o ônibus se movimenta. Mas após algum tempo já dá pra se acostumar e tudo acaba sendo espontâneo", diz o sanfoneiro, filho dos forrozeiros Gerson Filho e Clemilda, mostrando que carrega no sangue o forró pé-de-serra que está na raiz cultural de Sergipe.

Roteiro

O city tour gratuito sai do Hotel da Costa e segue pelos hotéis da avenida Santos Dumont na Orla de Atalaia antes de seguir pelos pontos turísticos. Após buscar passageiros no último hotel, o Parque dos Coqueiros, o ônibus segue para o Mirante Treze de Julho, Orla do Bairro Industrial, Colina do Santo Antônio, Praça Olímpio Campos e Mercados Municipais, retornando à Orla de Atalaia para o desembarque.

A Marinete do Forró Verão 2011 circula pela capital de quinta a domingo, a partir das 14h. Os passeios vão até 13 de fevereiro. Na semana do Pré-Caju, que acontece de 20 a 23 de janeiro, o ônibus jardineira circulará apenas pela manhã, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone (79) 3179-3682.