PMA homenageia mulheres de destaque

Notícias
19/03/2011 11h49

As comemorações do aniversário de Aracaju coincidem com o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Como forma de reconhecer o trabalho realizado por aquelas que se destacaram na promoção da qualidade de vida e na garantia dos direitos humanos, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou na noite da última sexta-feira, 18, a entrega do Troféu Núbia Marques, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A homenagem foi entregue pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que participa do evento desde a primeira edição, em 2005. Para ele, o troféu é uma afirmação da luta da mulher em busca dos espaços na sociedade. "Nós não podemos descansar enquanto não tivermos a plena igualdade entre homens e mulheres. Todas as homenageadas desta noite são extremamente vencedoras. Destacam-se na defesa da vida e de uma sociedade mais justa. Cada uma ao seu modo contribui para a igualdade de gêneros em Aracaju, em Sergipe e no Brasil", elencou.

Durante seu discurso, Edvaldo Nogueira destacou a importância de Núbia Marques na defesa dos direitos da mulher, relembrando sua incessante luta pela igualdade de gêneros. "Tive o prazer de conhecer Núbia Marques, que batalhou pela igualdade, pela liberdade e pela democracia em um momento em que era difícil lutar, quando muitas mulheres pagaram com a própria vida por defender seus ideais", relembrou.

Na oportunidade, o prefeito aproveitou para falar da criação da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura Municipal de Aracaju. O projeto, que está em fase de elaboração, será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação. A notícia foi recebida com palmas pelo público presente, composto, em sua maioria, por mulheres.

Importância

A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Ângela Maria de Carvalho, comentou a importância do prêmio durante o mês dedicado às mulheres. "A mulher é fundamental para que a sociedade se dinamize. É preciso que a sociedade nos dê o direito e a posição que merecemos. Nessa comemoração, nós estamos premiando pessoas das diversas áreas dos segmentos sociais. São mulheres que fazem a diferença, que pensam primeiro no bem estar da coletividade", apontou.

Na solenidade, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Irene Ferreira, uma das homenageadas, representou as quinze mulheres que receberam o troféu este ano. Ela disse estar surpresa e altamente lisonjeada por poder representar mulheres tão brilhantes, e muito feliz por receber o prêmio. Segundo ela, se hoje as mulheres ocupam lugar de destaque, isso se deve àquelas que nas gerações passadas lutaram pela igualdade. "Mulheres que assim como Núbia Marques desbravaram o caminho para que hoje pudéssemos ocupar os espaços sociais que ocupamos. Gostaria de parabenizar à prefeitura pela iniciativa, e ao prefeito Edvaldo pela sensibilidade com que administra a cidade", expressou.

Para finalizar, Irene lembrou a luta diária de cada mulher. "Na realidade o Dia da Mulher é diariamente. Todos os dias mulheres acordam, cuidam de seus filhos, de seus maridos, trabalham e ainda têm tempo de olhar para o próximo para saber se está precisando de alguma coisa. Só posso sair daqui esperando que a cada vez mais a gente se destaque, sinta orgulho de ser mulher e tenha muita história para contar aos nossos netos", expôs.

Homenagem

O troféu de reconhecimento leva o nome de Núbia Marques. Assistente social, professora da Universidade Federal de Sergipe, jornalista, romancista e poetisa, fez das letras seu instrumento de luta. Foi militante engajada nos movimentos em defesa da Anistia, da igualdade de gênero e da democracia. Venceu tabus e batalhou contra o preconceito, sendo a primeira mulher a ingressar na Academia Sergipana de Letras. Dentre suas principais obras estão os livros ´Sinuosas em Carne e Osso´ (1961), ´O Sonho e a Sina´ (1979) e ´O Passo de Estefânia´ (1982).

Confira abaixo a lista de homenageadas deste ano:

Andrezza Pereira dos Santos - Membro do Conselho Municipal de Educação do Centro Educacional Vitória de Santa Maria, destacou-se durante as fortes chuvas que caíram em 2010, atuando junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania no socorro aos desabrigados do bairro Santa Maria, onde reside.

Ana Carolina Miranda - Enfermeira Sanitarista, coordena o Programa Municipal de Saúde da Mulher em Aracaju. É também representante da Secretaria Municipal de Saúde no Conselho Municipal de Direitos da Mulher.

Ana Maria Santos - Presidente da associação de moradores do bairro Novo Paraíso, trabalha em defesa das necessidades da comunidade onde vive há 54 anos. É presidente da quadrilha ‘Apaga Fogueira' há 29 anos.

Conceição Vieira - Deputada estadual, graduada em Geografia, com pós-graduação pela Universidade Jaúne, na Espanha. Possui vasta experiência na gestão pública, onde exerceu diversos cargos, passando por órgãos como a Fundação Municipal do Trabalho e da Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social.

Gilvânia Souza Santos - Representante do bairro Jabotiana, integra o Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF) do Centro de Referência da Assistência Social Madre Tereza de Calcutá.

Gileide de São Pedro Lessa - Pedagoga, especialista em Administração Escolar e em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Preside a quadrilha ‘Século XX', a mais antiga do estado, e o Sindicato de Secretárias do Estado de Sergipe (Sinsese).

Irene do Carmo Ferreira - Licenciada e bacharel em Enfermagem, especialista em Saúde Mental e em Educação. Enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde, atuou em diversos setores ligados à saúde, na capital e no interior. Atualmente, preside o Conselho Regional de Enfermagem.

Katarina Feitoza Santana - Bacharel em Direito, pós-graduada em Gestão Estratégica e em Criminologia. Atou como delegada na capital e no interior. Ocupa atualmente o cargo de Superintendente-Geral da Polícia Civil de Sergipe.

Lúcia Dantas dos Santos - Líder comunitária, atuou em diversas associações e entidades de defesa dos direitos dos cidadãos, dentre elas a Associação de Moradores do bairro Soledade, Conselho da Escola Municipal Jaime Araújo e o Conselho de Segurança da comunidade.

Maria Aparecida Couto - Assistente social e educadora física, leciona Educação Física na rede estadual de ensino. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, desenvolve pesquisa na área de gênero e violência na escola.

Maria de Fátima Lima - Cientista social e antropóloga, milita nas causas feministas desde 1975. Na academia, desenvolveu diversas pesquisas ligadas ao tema gênero e violência, publicando artigos em periódicos especializados e proferindo dezenas de palestras sobre o assunto.

Maria Janete dos Santos - Moradora do bairro Mosqueiro, destacou-se no auxílio às famílias alojadas na Escola Estadual Leonor Teles, devido às chuvas que deixaram centenas de famílias desabrigadas no ano passado.

Maria de Lourdes da Conceição - Líder comunitária do Lamarão, fundou a Ação Comunitária do bairro. Milita nas causas sociais desde 1982. Atualmente é conselheira do Conselho Municipal da Mulher e presidenta da Federação das Mulheres de Sergipe.

Maria Teles dos Santos - Assistente Social, professora e extencionista rural. Há 30 anos é militante do Partido dos Trabalhadores, onde ocupou diversos cargos. Compôs juntamente com Núbia Marques a primeira Diretoria do Centro da Mulher Sergipana. Atualmente é membro da Confederação das Mulheres do Brasil (CMB) e do Conselho Municipal de Direitos da Mulher.

Solange da Silva Correia - Diarista, atua junto ao Centro de Referência da Assistência Social Risoleta Neves, por meio do Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF).