Programação de férias movimenta a Biblioteca Clodomir Silva

Cultura
19/07/2011 14h41

Com o objetivo de incentivar a literatura no período de recesso escolar a Biblioteca Municipal Clodomir Silva tem realizado, durante todo o mês de julho, uma série de atividades recreativas voltadas para as crianças. Na manhã desta terça-feira, 19, mais de cinquenta meninos e meninas, entre três e cinco anos de idade, participaram da programação especial que incluiu pintura livre e contação de histórias.

As várias histórias contadas durante a manhã prenderam a atenção do público, formado essencialmente pelas turmas de alfabetização e pré-escolar da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. José Augusto Arantes Savazine, localizada no bairro Cidade Nova. Além de Ivani Braz e Tarcísio Bruno, os contadores oficiais da biblioteca, integrantes do grupo Prosar't também participaram do momento com as dezenas de crianças que aproveitam o período de férias para aprender e brincar em espaços alternativos, que aliam a diversão ao conhecimento.

Para a coordenadora da Emei, Cristiane da Silva Costa, a participação da escola teve um resultado positivo para alunos e deverá render frutos. "A nossa vinda à Clodomir Silva se deve ao projeto ‘Férias na Escola', que tem o objetivo de proporcionar aos nossos estudantes momentos de lazer e conhecimento. E qual espaço representa melhor essa integração se não a biblioteca?", levanta a educadora. "Nós professores sabemos da importância, os pais também valorizam bastante e os estudantes tem adorado, por isso, com certeza, a iniciativa terá uma longa continuidade", anuncia.

Contação de histórias

Segundo a escritora sergipana Telma Costa a contação de histórias é também uma oportunidade de se transmitir mensagens voltadas para questões sociais. "Através de momentos como este nós podemos trabalhar com uma série de sentimentos e atingir o emocional de cada um de maneira bastante positiva. A força da palavra é algo que durante estes sete anos de trabalho Prosar't tem ficado evidente para todos nós", explica a integrante do grupo que atua semanalmente em creches, escolas, e também no setor de oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).

"Nós já nos apresentamos diversas vezes aqui na Clodomir e sempre que surge a oportunidade a nossa participação é garantida", conta Antenor Aguiar, coordenador do Prosar't. "O nosso compromisso é o de manter viva essa arte milenar, que muitas vezes é deixada de lado em função de tantas outras atividades que principalmente a tecnologia tem proporcionado", afirma. "O que não se pode perder de vista é que ouvir histórias ainda é algo que as crianças adoram, e nós contribuímos com o intuito de motivá-los a se tornarem leitores e futuramente cidadãos conscientes", conclui Antenor.

Programação

A Biblioteca Municipal Clodomir Silva, mantida pela Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esportes (Funcaju), dará continuidade atividades de férias até o próximo dia 29. Além da contação de histórias a programação inclui oficinas de pintura, cineminha, e muitos momentos de brincadeira. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 10h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 13hs. O endereço é rua Santa Catarina, 314 - Siqueira Campos. Mais informações pelo telefone (79) 3179-3743. Confira abaixo o restante da programação:

20-07: Cineminha com filmes educativos
Horário: 9:00 às 11:00/ 15:00 às 17:00

21.07: Leitura livre
Horário: 9:00 às 11:00/ 15:00 às 17:00

22.07: Leitura de gibi
Horário: 9:00 às 11:00/ 15:00 às 17:00

25.07: Cineminha com filmes educativos
Horário: 9:00 às 11:00/ 15:00 às 17:00

26.07: Brincadeira com massa de modelar
Horário: 9:00 às 11:00/ 15:00 às 17:00