Coordenadoria da Mulher faz palestra no Cras do Lamarão

Assistência Social e Cidadania
01/03/2012 17h10

Com um público de quase 100 mulheres, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres deu início à programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O ciclo de palestras sobre saúde da mulher e enfrentamento da violência contra a mulher foi iniciado pelo Cras Carlos Fernando de Melo, no bairro Lamarão.

"Primeiro, gostaria de destacar a importância da criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, em agosto do ano passado, pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Foi um passo fundamental que a administração municipal deu no sentido de contribuir para os avanços femininos em todas as áreas. Por meio desta coordenadoria, podemos levar às comunidades informações e orientações, e apoiar a luta das mulheres pela sua autonomia e cidadania", explica a coordenadora Adriana Oliveira.

A palestra abordou o tema saúde da mulher e foi proferida pela enfermeira e técnica do Programa Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Helissandra Alves. Ela falou sobre prevenção, uso de preservativos, higiene pessoal e doenças que podem acometer as mulheres.

Exibindo imagens, ela mostrou o corpo da mulher, explicando cada uma das suas partes, em particular o aparelho reprodutor feminino, quando falou sobre o câncer do colo do útero, e explicou, ainda, sobre o câncer de mama. "É importante que a gente conheça o nosso corpo, que a gente saiba cuidar bem dele, e fazer uma higiene correta para evitar a contaminação por bactérias, vírus e outros agentes transmissores, bem como adotar medidas que nos previnam contra doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV, a Aids e outras", explanou a técnica.