Saúde realiza ações de prevenção e combate à Leishimaniose

Saúde
13/03/2012 14h27

A leishmaniose, conhecida também como calazar, é uma enfermidade transmitida pelo mosquito fleobótomo e pode ser transmitida para os humanos através de animais contaminados. Para combater e prevenir a doença, equipes do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) estiveram atuando na manhã dessa terça-feira, dia 13, no bairro Industrial. Na oportunidade, foram realizadas ações em diversos pontos do bairro.

O inseticida utilizado na ação não representa risco à saúde humana e foi aplicado em locais que possui condições favoráveis para o desenvolvimento do mosquito, como quintais, recintos e áreas com chão de terra, já que a presença de sombra e materiais orgânicos em decomposição, como folhas secas e entulhos acumulados favorecem a proliferação do fleobótomo.

O coordenador do CCZ, Paulo Tiago, explica que essa é uma atividade rotineira voltada para localidades onde está confirmado o risco de contaminação. “Paralelo às ações de combate também realizamos as ações de prevenção como a busca ativa de casos para diagnóstico precoce através da coleta itinerante de sangue de animais para exames laboratoriais no CCZ e panfletagem, visando esclarecer as dúvidas da comunidade”, destaca.

Prevenção e Cuidados

Ao todo, cerca de 20 agentes do CCZ estiveram atuando em ação itinerante pelas ruas do bairro Industrial. Em cada visita domiciliar os agentes coletaram amostras para exames laboratoriais e também explicaram aos moradores como evitar a doença.

Existem cuidados importantes para prevenção da enfermidade, como levar o animal periodicamente para a avaliação do veterinário e limpar quintais, mantendo-o sem o acúmulo de folhas caídas no chão, lixo, entulho e outros materiais orgânicos.

“As pessoas ainda devem evitar circular próximo a matagais após as 17h, usar telas de proteção para as janelas, usar mosquiteiro para dormir e evitar inclusive criadouros de animais como galinhas e cavalos próximo a portas e janelas da residência” , acrescenta o apoiador de campo do CCZ , Daniel Siqueira. Ele informa que nas próximas semanas as equipes retornarão aos lugares  das visitas, levando o resultado dos exames onde for confirmada a presença de animais contaminados.

Continuidade

Muitos moradores do bairro Industrial colaboraram apresentando os animais de estimação às equipes do CCZ e elogiaram a iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde. “Isso é muito importante e benéfico para saúde e bem-estar de todos nós”, afirmou a dona de casa Rejane Dantas que há mais de 30 anos mora no bairro.  As equipes do CCZ ainda seguem atuando no bairro durante a quarta-feira, dia 14.

Contato

Em caso de algum animal suspeito comunique o Centro de Controle de Zoonoses através dos números 3179-3528, 3179-3564 e 3179-3564.