Edvaldo autoriza reforma da Escola Teixeira Lott

Notícias
20/03/2012 14h44

Sob um intenso clamor de aplausos e gritos de exaltação, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou o projeto de ampliação e reforma da escola de ensino fundamental Marechal Henrique Teixeira Lott, nesta terça-feira, 20. Construída há mais de 50 anos, o centro educacional, localizado no bairro América, receberá uma ampla e moderna reforma estrutural, com a instalação de uma moderna quadra poliesportiva coberta, um refeitório completamente equipado, novo conjunto mobiliário, sala de informática e a construção de grades em todo o perímetro da escola, permitindo visibilidade e garantindo mais segurança no interior do espaço.

O projeto de revitalização, orçado em R$ 825 mil, está previsto para ser entregue até dezembro deste ano. Edvaldo Nogueira comemora o número de obras edificantes realizadas na comunidade, quando assumiu a gestão como chefe do Executivo Municipal.

"Percebo a visível mudança na paisagem do bairro, com a construção de obras importantes para população nos últimos anos. Hoje, a comunidade conta com a construção de uma creche totalmente equipada, a construção da Unidade de Saúde Joaldo Barbosa, o recapeamento asfáltico de dez ruas do bairro e a inserção do Projeto ‘Um Computador por Aluno' na escola Maria Thétis Nunes, que foi o primeiro centro de ensino da cidade a contemplar todos os alunos com esse projeto pioneiro", diz.

Investimentos


Segundo o secretário Municipal de Educação (Semed), Antônio Bittencourt, a escola também será incluída no processo de modernização tecnológica, que atualmente atravessa toda rede municipal de ensino. "Dando continuidade ao processo de modernização que passa o ensino municipal, a escola Teixeira Lott receberá lousas digitais, novos equipamentos de informática e a aquisição de netbooks para alunos e professores. Espaços de socialização e desenvolvimento das capacidades culturais e artísticas também serão criados com sala de dança, sala de vídeo e um amplo espaço de recreação para os alunos.", explica.

Bittencourt ainda relembra que, nos próximos três meses, a Prefeitura de Aracaju planeja dar continuidade à ordem de execução de reformas em 16 escolas da rede municipal, além dos atuais projetos de pequenos reparos e serviços de manutenção em mais 15 escolas. "Toda a soma de investimentos no setor de educação reforça a preocupação da administração municipal em oferecer um ensino de qualidade, ajudando a garantir um modelo de ensino interdisciplinar e ampliando o arcabouço cognitivo e de aprendizado dos alunos", pontua.  

Expectativa


Moradores, alunos, funcionários e professores não escondiam a satisfação pelo anúncio do projeto de revitalização da escola.  O presidente da Sociedade Comunitária e Inclusiva da Comunidade, José Fábio Santiago, acredita que a reforma trará incentivo a vinda de novos estudantes. "Nos últimos tempos, houve uma diminuição na procura por novas matrículas. Em parte, pelo aspecto degradado e bastante deteriorado que a escola apresentava. Mas com o anúncio deste projeto, a expectativa pelo retorno dos alunos é enorme", acredita.

A dona de casa, Rosineide dos Santos, vibra com a possibilidade de sua filha estudar no colégio todo moderno e com uma completa infraestrutura. "A minha filha ainda não apresenta idade suficiente para ingressar na escola, mas em 2014 ela já poderá freqüentar o ensino fundamental e estou bastante ansiosa para vê-la em um local adequado, moderno e todo estruturado", comenta.

Já para os funcionários e professores, a reforma permitirá condições de trabalho adequado, incentivando o corpo docente a experimentar novas práticas educacionais. "Estamos ansiosos em aumentar o atual quadro de 104 alunos, permitindo uma ampliação da capacidade do número de discentes que poderão desfrutar de um centro educacional com uma estrutura completamente restaurada. Os professores também manifestaram satisfação em trabalhar em um ambiente informatizado e equipado com novos aparelhos tecnológicos, permitindo a experimentação de novas práticas educacionais em sala de aula", afirma a coordenadora da esola Teixeira Lott, Ivaneide Pereira.

Presenças


A assinatura da ordem de serviço foi acompanhada pelo vereador Valdir Santos; o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Osvaldo Nascimento; o presidente da Confederação Nacional de Comércio, Hugo França.