Prefeito reinaugura a escola Oviêdo Teixeira

Agência Aracaju de Notícias
23/03/2012 08h48

Acompanhado de lideranças comunitárias, educadores, autoridades e de aproximadamente duas mil pessoas da comunidade, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, reinaugurou na noite da última quinta-feira, 22, a Escola Oviêdo Teixeira, localizada na antiga sede da Escola Dom Avelar Brandão, na avenida Santa Gleide, 211, no bairro São Carlos.

Com a ampliação, a unidade escolar ganhou mais 1.365,63 m², totalizando 2.499 m² de área construída em um espaço de 5.461,43 m². Mais de R$ 3,5 milhões foram investidos nas obras do prédio onde funcionava a escola Dom Avelar Brandão Vilela, que, após ter sido totalmente reconstruído, terá a oferta de vagas quintuplicada, saindo da marca de 259 crianças atendidas na antiga instituição para a capacidade esperada de 1.200 alunos.

A nova escola contará com 23 salas de aula - todas equipadas com lousas digitais - sala de vídeo, biblioteca, refeitório, cozinha, banheiros, quadra poliesportiva e área verde. Além disso, a escola está inserida no programa 'Um computador por aluno', que está trazendo aos estudantes a oportunidade de aprender através de novas tecnologias de ensino.

Após o desenlace da fita, o prefeito fez questão de visitar a escola acompanhado de todos os moradores que esperavam, ansiosos, para conhecer a nova sede da escola. "Esse é um dos maiores projetos já realizados pela Prefeitura de Aracaju na área da educação. Poucas escolas da rede particular de ensino têm uma estrutura tão bonita e moderna quanto essa", pontuou.

Educação do futuro

Muito aplaudido pelas crianças e jovens ao informar que a escola irá oferecer um computador para cada aluno, o prefeito entrou em uma das salas para dar a primeira aula aos estudantes da escola Oviêdo Teixeira.

Ele demonstrou o funcionamento da lousa digital, deixando estudantes e mães de alunos eufóricos com a novidade. "Investir na educação é investir no futuro dessas crianças que poderão concorrer em pé de igualdade com as crianças que estudam nas escolas particulares", disse emocionado.

Dona Isabel Bezerra acompanhou o prefeito de perto durante a visita ao novo prédio. Ao lado da filha Graziele, matriculada na nova escola, ela assistiu à ‘aula' do prefeito Edvaldo Nogueira e, com um grande sorriso de satisfação, disse nunca ter imaginado que uma aula pudesse ser tão atrativa. "Agora eles vão fazer questão de virem para a escola e valorizar mais o estudo. Com uma aula alegre dessa, todo mundo tem vontade de estudar", disse dona Izabel.

Uniformes

Ela também vibrou com a iniciativa da Prefeitura Municipal em distribuir uniformes gratuitos para os alunos da rede pública. "Muitas pessoas aqui da comunidade não tem boas condições financeiras de comprar fardamento e desgasta muito usar as roupas normais todos os dias para vir à escola. O prefeito está de parabéns por se preocupar com o povo mais pobre", destacou a dona de casa.

Melhorias

Durante o evento, Edvaldo falou aos moradores que a revolução que está sendo implementada na educação pública municipal vai além da melhoria da infraestrutura. "Com a imlantação do projeto E-futuro, os pais dos alunos vão receber um torpedo em seus telefones com as notas e faltas dos seus filhos", lembrou Edvaldo, elencando que, até o final de 2012, a prefeitura terá reformado 25 escolas em Aracaju.

O prefeito destacou ainda o trabalho de valorização do magistério. "Quando assumimos a prefeitura, o último concurso realizado em Aracaju para a área da educação foi em 1986. De 2006 até hoje, já realizamos dois concursos do magistério. A modernização da educação passa, principalmente pela valorização do servidor. Na próxima segunda-feira iremos anunciar o reajuste salarial e vamos trabalhar para valorizar cada vez mais os nossos professores", frisou o chefe do executivo municipal lembrando que todos os professores também irão receber um computador.

Presenças

Participaram da reinauguração da escola Oviêdo Teixeira o ex-prefeito José Carlos Teixeira, filho do homenageado com o nome da escola; solenidade o vice-governador de Sergipe, Jackson Barreto; os vereadores Emmanuel Nascimento, Rosângela Santana, Danilo Segundo, Karla Trindade, Valdir Santos e Dr. Gonzaga; os secretários municipais Antôniobitencourt (Educação), Fabiana Pinho (Chefe de Gabinete), Marcos Cardoso (Comunicação), Rômulo Rodrigues (Participação Popular), Osvaldo Nascimento (Obras e Urbanização) e o diretor geral da Guarda municipal, Major Edênisson Paixão.