Alunos da rede pública e particular participam de implantação da Alameda dos Ipês

Serviços Urbanos
29/03/2012 15h45
Início > Index.php > Alunos da rede pública e particular participam de implantação da Alameda dos Ipês

"É a primeira árvore que eu planto na vida. Depois vai ficar bem bonito aqui, é bom para a natureza. Preciso pensar agora, com minhas amigas, o nome que darei para ela". Aos 10 anos, a estudante Bruna Ketllyn procura um nome para a árvore que acabou de plantar. Daqui a algum tempo, quando ela retornar ao local em que esteve na manhã desta quinta-feira, 29, certamente irá se lembrar do dia em que aprendeu os primeiros valores e benefícios de uma atitude consciente com o meio ambiente. A ação de Bruna é um reflexo direto das atividades promovidas pela Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para a Semana da Árvore.

Bruna fez parte do grupo de estudantes da rede pública e particular de ensino que participou nesta quinta-feira da implantação da Alameda dos Ipês, na avenida Rota de Fuga, na Zona de Expansão da capital. Devido à sua resistência, dureza e flexibilidade, o ipê pode ser facilmente encontrado em parques, jardins e como possibilidade tipicamente brasileira de arborização urbana. Os primeiros passos para o surgimento da alameda foram dados nesta quinta-feira, 29, pelas crianças do Colégio São Rafael e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Tenisson Ribeiro e Anísio Teixeira.

"O ipê é uma árvore nativa, de um material muito rico e resistente, e além de toda a beleza que possui também fornece um bom sombreamento. Futuramente, esse plantio beneficiará tanto os pedestres quanto os ciclistas que passearem por aqui. O ipê foi inclusive uma sugestão do Comitê Consultivo de Arborização do Município de Aracaju, para que em toda a avenida fosse colado apenas esse tipo de árvore. Hoje é apenas o pontapé inicial, com 100 mudas plantadas pelas crianças, mas posteriormente a avenida terá cerca de duas mil", projetou o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney.

A responsável pela turma do 5º ano do Emef Tenisson Ribeiro, Rita de Cássia, anseia que outros projetos como a Alameda dos Ipês tornem-se cada vez mais abrangentes e habituais. "É muito interessante, porque eles têm entre 10 e 12 anos e isso ajuda muito na criação de uma consciência ambiental. As crianças já estavam avisadas há uma semana e ficaram na expectativa, tanto na escola quanto em casa, como os pais já vinham comentando conosco. Hoje, bem cedo, eles já estavam prontos e arrumados na espera de a hora do plantio chegar", comentou Rita de Cássia.

Prova disso é a pequena Bruna Ketllyn, uma dentre as muitas crianças que seguiu atentamente as orientações de toda a equipe da Emsurb, desde a retirada das mudas dos saquinhos até depositá-las no solo e aplicar a primeira irrigação. Além dela, a alegria dos alunos do 5º ano do Emef Tenisson Ribeiro também foi perceptível no garoto Michael Santos. "Tenho 11 anos, mas no ano passado, lá no Parque da Sementeira, eu plantei pela primeira vez e foi muito legal. Vai ficar grande e bem bonita", resumiu Michael. A Semana Municipal da Árvore terá seu encerramento às 8 horas desta sexta-feira, 30, no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), com a produção e distribuição de mudas de árvores, juntamente com o projeto "Amigos do Planeta Terra" da Emsurb.