Na abertura oficial da 33ª Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, dos dados parciais, a Prefeitura de Aracaju conseguiu vacinar 20.951 crianças de zero a cinco anos de idade, o que equivale uma cobertura de 47,63%.
"Aracaju tem 43.991 crianças e a nossa meta é vacinar 95% desse segmento. Já no primeiro dia da campanha conseguimos uma cobertura vacinal de quase 50%. Esperamos contar com as famílias para não apenas alcançarmos, mas, superarmos a nossa meta. Queremos vacinar todas as crianças dessa faixa etária. Aracaju pode mais uma vez garantir um bom desempenho de vacinação contra a pólio. E assim, estaremos ajudando o Brasil a impedir a recirculação dessa doença", informa a secretária municipal de Aracaju, Stella Maris Moreira.
A partir desta segunda-feira, 18, até o dia 6 de julho de 2012, as doses estarão disponíveis em horário normal de funcionamento das 43 Unidades de Saúde da Família, distribuídas na capital.
Abertura
As crianças e familiares do bairro Jabotiana tiveram uma manhã de sábado alegre, de prevenção e de promoção à saúde.
Na unidade escolhida para abrir oficialmente a campanha, USF Manoel de Souza Pereira, palhaços e o grupo itinerante Sons no SUS promoveram um ambiente de descontração. Eles cantarolaram cantigas regionais de ninar e de roda. A sala da recepção foi "tomada" por cirandas de rodas, que envolveram a garotada e os profissionais da Saúde.
Durante todo o dia, na mesma unidade, nutricionistas e estagiários sob a coordenação do Núcleo de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Aracaju) ficaram à disposição das famílias. Eles pesaram, mediram as crianças e deram orientação quanto ao desenvolvimento físico e à alimentação saudável.
Pais e mães
Entre um público de maioria feminina, o pai de Maria Clara, de quatro anos e 10 meses, Ariston Santana levou a filha para tomar as duas gotinhas da vacina. Ele afirma que essa tarefa é dele. "A mãe dela trabalha nos dias de sábado e eu entendo que os homens devem dividir os cuidados e tarefas com os filhos", defende.
Rosângela Maria Oliveira garantiu a imunização do bebê dela de apenas 16 dias. "Agora tenho duas filhas. A outra que tem 10 anos, sempre levei para vaciná-la no dia de abertura da campanha. Temos de evitar às doenças e garantir qualidade de vida para minhas filhas", diz.
Mãe de gêmeos, Kátia Bomfim levou para serem vacinados Sérgio e Silvia. Eles têm apenas um mês de 20 dias de vida. "Estamos aqui, no primeiro dia da vacinação, porque tenho de proteger meus filhos, prevenindo contras às doenças", diz.
Já Alessandra Almeida, além de vacinar os filhos aproveitou a oportunidade e conversou com as nutricionistas. Ela tem um filho com 22 dias de vida e outro com três anos. O recém-nascido tem amamentação materna exclusiva e o mais velho está se desenvolvendo bem, de acordo com a avaliação das nutricionistas. A mãe foi parabenizada pelos profissionais.
Parcerias
Em Aracaju, a campanha foi aberta às 8h pela secretária Stella Maris Moreira e contou com o apoio da imprensa local. A secretária estava acompanhada de diretores, coordenadores de redes e de programas da SMS.
Das parcerias para abrir a campanha em Aracaju, a SMS/Aracaju contou com os palhaços do grupo Anjos de Enfermagem do Conselho Regional de Farmácia (Coren/SE) e dos estagiários de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe. Da própria SMS, foram mobilizados no sábado cerca de 700 trabalhadores para atuar em todas as 43 unidades de Saúde e nos dois postos fixos de vacinação, Ipes e no Shopping Jardins. Já o grupo itinerante Sons no SUS faz parte do Núcleo de Projetos Inovadores da SMS/Aracaju.
Na fala de abertura da campanha, a secretária destacou a importância da imunização contra a pólio. Ela também parabenizou a gerente Carine Garrido e as equipes de Saúde da USF Manuel de Souza Pereira pela organização da unidade e pela união consolidada entre a gerência, equipes e comunidade. "Esta unidade está linda e muito bem organizada. Não temos dúvida do excelente trabalho de assistência e de promoção em saúde que vocês têm realizado junto à população do Jabotiana, usuária do Sistema Único de Saúde", destaca.
Contraindicação
Segundo a referência técnica de Imunização da SMS, Débora Moura, não podem ser imunizadas contra a pólio, as crianças que estejam no dia da vacina com infecções agudas, com febre acima de 38º, diarréia severa ou vômito.
Também não podem tomar a vacina dessa campanha, as crianças imunodeprimidas congênita ou adquirida e crianças em contato domiciliar com pessoa imunodeficiente ou submetidas a transplante de medula óssea. Nesses casos, as crianças devem receber a vacina tipo Salk, disponível no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE).
Ainda da lista da contraindicação, não poderão ser imunizadas contra a pólio as crianças com hipersensibilidade a algum componente da vacina, estreptomicina ou eritomicina. Nessa situação, as famílias devem conversar com as equipes de Saúde das unidades.