Prefeito dá posse a mais 63 professores

Agência Aracaju de Notícias
04/07/2012 11h49

Na manhã desta quarta-feira, 4, durante solenidade realizada no Centro Administrativo prefeito Aloísio Campos, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, deu posse a 63 professores aprovados no último concurso público realizado para o preenchimento de vagas na rede municipal de ensino.

Foram contratados 40 profissionais na área de pedagogia, 2 professores de língua portuguesa, 2 de matemática, 5 de educação física, 1 de geografia, 4 de história, 4 de língua inglesa, 4 de ciências e uma professora de artes. Com os 173 professores que tomaram posse no dia 13 de março deste ano, já são 236 profissionais da educação contratados em 2012.

Falando em nome de todos os empossados, a professora Paula Tauane Santos agradeceu a presença de todos e disse que o sentimento é de vitoria. "Depois de todos os anseios, de muita dedicação, conquistamos nosso sonho e tenho a imensa satisfação de ser integrante da rede municipal. Hoje assumimos um grande compromisso com a educação de Aracaju e gostaria de destacar o papel social do professor que é o de ajudar a formar cidadãos que retornarão à sociedade com outros papéis sociais", pontuou.

Destacando o esforço da atual gestão em oferecer uma educação de mais qualidade às crianças e jovens de Aracaju, Edvaldo parabenizou os aprovados e falou da grande responsabilidade do professor na vida e no futuro dos cidadãos.

"Fiz questão de que estivéssemos juntos hoje para comemorar o talento e a competência de vocês que se esforçaram muito para alcançar essa vitória e agradecer a todos por terem assumido essa tarefa tão nobre que é a arte de ensinar, de iniciar as crianças e adolescentes no  mundo do conhecimento, abrindo para eles perspectivas inestimáveis", frisou o prefeito.

Destacando que o último concurso foi bastante concorrido - foram mais de 17 mil inscritos para 152 vagas - o chefe do executivo municipal parabenizou os aprovados por terem alcançado a vitória por méritos próprios. "O concurso foi mais concorrido do que muitos vestibulares e quero destacar mais uma vez a importância do papel que vocês desempenham na sociedade: a de ensinar crianças da periferia, que não têm outra esperança, outra expectativa de sucesso, que não seja por meio da educação".

Melhorias

Além da realização dos concursos públicos, que é a maneira mais democrática de se contratar funcionários públicos, a prefeitura municipal tem realizado uma série de esforços para melhorar e modernizar a educação em Aracaju. Escolas estão sendo reformadas, reconstruídas e modernizadas, com a instalação de lousas eletrônicas e antenas de wi-fi - oferecendo acesso gratuito à rede mundial de computadores; professores e alunos estão recebendo computadores gratuitamente para facilitar o processo de ensino - aprendizagem.

"Este ano oferecemos 16% de aumento linear para todos os professores. Sei que não é o ideal, mas é um dos maiores reajustes oferecidos ao magistério nos últimos anos. É a maior revolução na educação na história da capital sergipana e para que essa transformação possa se concretizar, estamos hoje dando posse às pessoas que irão colocar toda essa máquina para funcionar", avaliou Nogueira.

Lotação

A secretária municipal de Educação, professora Josevanda Franco, informou que o departamento de recursos humanos já iniciou o processo de lotação dos professores nas escolas de Aracaju. "Diante do afastamento de professores por aposentadoria ou outras situações, precisamos repor os professores e vamos atender as reivindicações de acordo com a necessidade de cada escola".

Com um sorriso de satisfação estampado no rosto, a professora Ilda Karla, aprovada em pedagogia, afirmou que aguardava ansiosa pela convocação. "Agora estou muito feliz por estar realizado um sonho. Estudei bastante para poder passar num concurso e é um orgulho muito grande dizer que agora eu sou uma funcionária pública e vou trabalhar na área que eu gosto", comemorou Ilda, elogiando ainda as iniciativas de modernização da escola pública implementadas pela atual gestão.

Presenças

Também participaram da solenidade de posse dos novos professores os secretários municipais Lucivanda Nunes (Administração); Fabiana Pinho (Chefe de Gabinete); Bosco Rolemberg (Assistência Social); Rômulo Rodrigues (Participação Social); Marcos Cardoso (Comunicação); o procurador-geral do Município, Luiz Carlos; o presidente da Emsurb, Fábio Silva; o superintendente de Transportes e Trânsito, Antônio Fernando Nunes; Marcos Paulo Sobral, vice-presidente do Conselho Municipal de Educação e Vera Lucia, presidente do Sindicado dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju  (Sindipema).