Sistema de Informação vai qualificar atendimento ao usuário do Suas

Família e Assistência Social
24/07/2012 14h19
Início > Index.php > Sistema de Informação vai qualificar atendimento ao usuário do Suas

O lançamento do Sistema de Informação e Gestão das Políticas Sociais (SIGPS), realizado na manhã desta terça-feira, 23, pelo secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco RolemBerg, deixou entusiasmados os coordenadores das unidades que compõem a rede de assistência social de Aracaju e de controle social. "Os benefícios são imensos porque a partir do sistema informatizado vamos poder dar agilidade e maior qualidade no atendimento aos usuários do Suas", declarou a coordenadora do Cras João Oliveira Sobral, Denise Rocha.

Localizado no bairro Santos Dumont, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) João Oliveira Sobra, referenciado para atender cinco mil famílias, integra o projeto piloto de implantação do novo sistema, ao lado do Cras Risoleta Neves, no bairro Cidade Nova. Nestas duas unidades, o sistema será implantado imediatamente e até o final do ano todos os Cras, Creas, abrigos e conselhos municipais serão contemplados com o SIGPS, segundo informou o secretário Bosco Rolemberg.

"O objetivo do investimento no SIGPS, que chega a R$ 711.932,49, com recursos da Prefeitura de Aracaju e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), é o de elevar a qualidade do atendimento, aumentar a qualidade da informação e promover a melhoria da gestão. Até o final do ano estaremos beneficiando 75 mil famílias com o Prontuário Eletrônico", informou Bosco Rolemberg, acrescentando que o SIGPS é também uma contribuição que a Semasc dá à cidade de Aracaju rumo à modernidade e à inclusão digital.

A implantação do Sistema de Informação e Gestão das Políticas Sociais foi possível a partir de um convênio firmado pelo município de Aracaju com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, que detém a propriedade do SIGPS, como salientou o secretário Bosco Rolemberg.

A coordenadora do Cras Risoleta Neves, Iracy Mendonça, entende que o SIGPS se constitui em uma excelente ferramenta para as equipes técnicas dos Cras. "Atualmente, todo o trabalho que realizamos com as famílias são registrados manualmente, através do prontuário do Serviço de Atenção Integral à Família (PAIF). Com a informatização, vamos reduzir o tempo de atendimento, agilizar os serviços e manter as informações atualizadas e acessíveis à rede socioassistencial", salientou.

Renovação

Para a implantação do SIGPS, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania está renovando todos os equipamentos de informática de suas unidades e conselhos municipais. Foram adquiridos 100 computadores, 20 notebooks e 50 impressoras a laser, que a partir desta terça-feira estarão sendo entregues aos Cras, Creas, abrigos e conselhos.

"Este foi um esforço do prefeito Edvaldo Nogueira e nosso, de renovar os equipamentos de informática, com o objetivo maior de oferecer maior qualidade aos serviços que prestamos aos usuários do Sistema Único de Assistência Social, que no último dia 15 completou sete anos de implantação", lembrou Bosco Rolemberg.