Missão do BID visita obras do complexo viário

Agência Aracaju de Notícias
29/08/2012 12h08

Na manhã desta quarta-feira, 29, uma missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) esteve em Aracaju realizando visitas técnicas às obras realizadas na capital sergipana com recursos provenientes do Banco. Acompanhado de técnicos da prefeitura e do prefeito Edvaldo Nogueira, o chefe da missão, Jason Anthony Hobbs, esteve no prédio da antiga Alfândega e no complexo viário da avenida Tancredo Neves, onde verificou o cumprimento do cronograma e outros aspectos relacionados ao projeto.

O chefe do executivo municipal explicou que as missões do BID vêm regularmente à cidade e frisou que elas são de extrema importância para que o banco possa atestar a correta aplicação dos recursos e o andamento das obras. "Seus técnicos acompanham, desde a elaboração dos projetos, até a execução da obra, o que é muito importante porque essa é uma forma de integração e é também importante para que haja uma fiscalização mutua", observou.

Edvaldo explicou que o complexo viário é apenas uma parte do projeto do BID na capital sergipana. "Também estão sendo realizadas, com recursos provenientes do banco, obras de requalificação urbana, as obras no canal do Santa Maria, a reforma do prédio da antiga alfândega de Aracaju, então eles fazem esse acompanhamento regular, o que é muito positivo para nós. Fico feliz porque em todas as inspeções já realizadas nós recebemos elogios, porque as obras estão todas dentro do prazo. A prefeitura tem cumprido a sua parte".

Orçada em cerca de R$ 26,8 milhões, a obra do complexo viário da avenida Tancredo Neves tem prazo de execução de 540 dias. Será construído um viaduto em concreto armado com extensão de 90 metros, uma ciclovia com 4.300 metros, um canal também em concreto armado, além da implantação de rede de drenagem tubular, da pavimentação asfáltica e da iluminação.

O prefeito lembrou que, no total, todo o complexo viário do Poxim, composto por três etapas que abrangem a construção da ponte Gilberto Vila-Nova de Carvalho, a construção dos encontros da ponte e, por fim, as obras de construção do Viaduto na Tancredo Neves e de pavimentação das avenidas, representa um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões de reais. Ele enfatizou ainda que a previsão é de inaugurar o complexo em 31 de dezembro deste ano.

"É uma grande obra que demonstra o compromisso da atual gestão com a mobilidade urbana e que vai ajudar no desenvolvimento e no progresso da cidade. Se a gente juntar o viaduto do DIA e a construção do complexo viário Poxim, que ligará o Centro da capital ao conjunto Augusto Franco, na nossa gestão fizemos as duas maiores obras de engenharia da cidade de Aracaju dos últimos 30 anos", esclareceu o prefeito.

Jason Anthony destacou que a missão do BID vem duas vezes por ano a Aracaju para se reunir com os técnicos da prefeitura e realizar visitas a diferentes partes do projeto onde os investimentos estão sendo alocados. "A gente sempre tenta ver como o projeto foi desenhado e como está sendo aplicado na realidade, tanto na parte técnica como na parte ambiental. Observamos se todos os cuidados estão sendo tomados, referente ao projeto original e verificamos que o cronograma está sendo seguido. Em alguns aspectos estão bem mais adiantados do que era previsto dentro do programa", afirmou Jason.

Presenças

Também acompanharam a visita da missão do BID ao complexo viário da avenida Tancredo Neves os secretários municipais Bosco Rolemberg (Assistência Social); Dulcival Santana (Planejamento); Fabiana Pinho (Chefe de gabinete); Marcos Cardoso (Comunicação); o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Fernando Nunes, e o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Osvaldo Nascimento.