WEBMAIL

LINKS

ACESSO RÁPIDO

MENU

Outubro Rosa

Aracaju alcança 100% de cobertura do Bolsa Família

08/11/2012 - 10h09
clique para ampliarAracaju tem 100% das famílias carentes inclusas no Bolsa Família (Foto: Alejandro Zambrana)
clique para ampliarVisitador social na busca ativa (Fotos: Ascom/Semasc)
clique para ampliarAção da busca ativa leva serviços às comundades
clique para ampliarBosco Rolemberg comemora números do Bolsa Família
Dados do Ministério de Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS) revelam que o município de Aracaju alcançou o índice de 100% de cobertura do Programa Bolsa Família. "Isso significa dizer que 100% das famílias carentes de Aracaju recebem o benefício", comemorou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, destacando o esforço que a administração municipal tem feito para combater a pobreza na capital sergipana.

O Ministério de Desenvolvimento Social toma como base de cálculo o Censo 2010 do IBGE. A pesquisa revela que a população estimada de Aracaju é de 571.149 habitantes, e mostra que o número estimado de famílias pobres, com perfil de Bolsa Família, chega a 37.122. O município de Aracaju tem 38.217 famílias inseridas no programa", informou Bosco Rolemberg, acrescentando que são contempladas aquelas que têm renda per capita mensal de R$ 140,00.  

Bosco Rolemberg destacou o trabalho intenso que o município de Aracaju vem realizando desde outubro de 2011 para localizar e identificar as famílias de baixa renda que estavam fora do Cadastro Único, instrumento que dá acesso aos programas sociais dos governos federal e municipal.

"Em outubro do ano passado, iniciamos a ação de busca ativa, que consiste em levar os serviços de inclusão no CadÚnico e atualização cadastral para as comunidades. Com uma equipe de visitadores sociais, que vão de porta em porta, localizamos as famílias que precisam do cadastro ou do recadastramento", explicou o secretário.

A busca ativa é uma diretriz do MDS, executada pelos municípios, como salienta a ministra de Desenvolvimento Social, Tereza Campello, ao comentar índices inferiores do programa de transferência de renda registrados em outras capitais. "O Bolsa Família chega aos 5.560 municípios do país e beneficia um em cada quatro brasileiros, totalizando 50 milhões de pessoas. A qualidade do cadastro varia de um lugar para o outro de acordo com a disposição do prefeito para trabalhar e mobilizar equipes, independentemente de sua posição partidária", comentou.

Cadastro Único

O município de Aracaju possui atualmente 62.299 famílias inseridas no Cadastro Único. Deste total, 38.217 são beneficiadas com o Bolsa Família, conforme ressaltou Bosco Rolemberg, acrescentando que nos últimos dois anos, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou 13.280 novas inclusões cadastrais e 31.707 atualizações cadastrais.

"Redobramos os esforços realizando busca ativa e mutirões, que se somaram ao trabalho regular dos Cras, para alcançarmos este resultado que deixa a mim e a toda a equipe de trabalho felizes. Temos 100% de famílias pobres incluídas no programa de transferência de renda", finalizou o secretário.

 

Twittar Curtir
TAMANHO DA FONTE A+ A-
Prefeitura Municipal de Aracaju
Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos Rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42 - Conj. Costa e Silva - CEP 49097-270
Aracaju, Sergipe - Brasil - Fone: (79) 3218-7800

Swapi Agência Digital