Horto possibilita conservação paisagística de Aracaju

Serviços Urbanos
15/01/2013 11h02

Um posto de cultivo e armazenamento de mudas de espécies ornamentais e arbóreas que abastecem as unidades e secretarias do município, além dos logradouros públicos da cidade.  Este é o horto municipal que funciona no Parque Augusto Franco (Sementeira), de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e gerenciado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Os principais trabalhos de manutenção desenvolvidos consistem na reprodução, enchimento de bolsas e multiplicação das mudas através do processo de estaquia, além da limpeza de canteiros. Segundo Ricardo Freire, coordenador do horto, o replantio das mudas por este processo garante agilidade no crescimento da vegetação. "A estaquia é um método muito mais rápido para o desenvolvimento das plantas do que o plantio por meio de sementes. Cortarmos uma ponta de ramo lateral, formando uma estaca de aproximadamente 7 a 12 cm de comprimento, e em 15 dias já é possível perceber grandes progressos no desenvolvimento das espécies", explica.

Praças, ruas e avenidas recebem semanalmente uma equipe de 12 funcionários que fazem o plantio e a manutenção das espécies vegetais. "Há uma programação semanal com os locais onde a equipe do horto irá atuar, executamos já esta semana o serviço de paisagismo na área verde próxima ao Iate Clube e da avenida Oviêdo Teixeira e ao mesmo tempo surgem, também, serviços de ornamentação para eventos festivos. A ornamentação do estande da Funcaju na Feira de Sergipe e do camarote da PMA para o Pré- Caju são exemplos", esclarece o fiscal de paisagismo da Emsurb, Valdir Santos.

Verão

Entre as espécies arbóreas mais cultivadas, a equipe do horto dá preferência ao plantio de árvores frondosas. Palmeiras, mangueiras, brasileirinha e amendoeiras são algumas das espécies mais plantadas nas ruas da capital, por apresentarem uma copa mais encorpada, gerando sombra nos espaços em que se desenvolvem.

Na época considerada a mais quente do ano a produção do horto fica reduzida. "Por conta da ausência de chuvas o plantio reduz, mas de forma planejada o serviço é continuado e desenvolvido o necessário disponibilizado para praças e avenidas. No período de alta em que o clima está favorável para produzirmos chegamos a ter 28 mil mudas, e no verão, de 15 a 16 mil", salientou Ricardo Freire.