Representantes da Fundat e Sistema S discutem metas para 2013

Formação para o Trabalho
04/02/2013 10h38

Na última semana, a presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Gláucia Guerra, se reuniu com representantes do Sistema "S" (Senac, Senai e Sest/Senat) para apresentar as metas da nova gestão na área de formação profissional e diagnosticar as demandas dos cursos que foram pactuados para 2013, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
 
O Senac apresentou, nesse primeiro momento, um plano de oferta de 3.330 vagas e cerca de 30 opções de cursos que estão programados para serem iniciados na segunda quinzena de março. O Sest/Senat já adiantou que disponibilizará cinco cursos, entre eles, de auxiliar administrativo e eletricista. O Senai apresentará as novas ofertas de cursos e número de vagas na segunda quinzena de fevereiro.
 
A presidente Gláucia Guerra pretende ampliar o número de vagas oferecidas, além de estender as ofertas para o turno da noite. "Queremos começar o mais rápido possível. Temos muita coisa a fazer. O propósito é contarmos com  a parceria de instituições que já têm tradição na oferta de cursos e ações de formação profissional, a exemplo das entidades integrantes do chamado Sistema S, ou seja, vamos trabalhar com quem tem experiência nessa área. Faremos certificações conjuntas e quem mais ganhará é o aluno, o cidadão aracajuano", informa a presidente.
 
A Fundat está fazendo uma ampla revisão no seu portfólio de cursos que foram planejados para 2013, que vai desde a nomenclatura dos cursos  até a carga horária correspondente, adequando-os ao Catálogo Nacional de Cursos. "Nosso propósito é oferecer desde cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores, os quais se caracterizam pela curta duração e pela flexibilidade curricular para atender às demandas de mercado, até cursos de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio (Cursos Técnicos) voltados aos  cidadãos que atendam as requisitos de acesso", explica a presidente.

Uma novidade que será implantada em 2013 é a aula inaugural, para que o aluno possa entender a amplitude do que está sendo oferecido a ele, com palestras sobre o mercado de trabalho, relações interpessoais, trabalho em equipe e oportunidades de emprego.
A Fundat contará com o apoio das secretarias municipais de Educação e Assistência Social e Cidadania no que se refere à disponibilidade de instalações (escolas e unidades de atendimento e assistência social) e ações estratégicas conjuntas que serão definidas até o mês de março.