WEBMAIL

LINKS

ACESSO RÁPIDO

MENU

Carna Caju 2013 encerra primeira edição com muito sucesso

13/02/2013 - 17h00
clique para ampliarPrimeira edição do Carna Caju, organizado pela Prefeitura, foi um sucesso (Foto: André Moreira)
clique para ampliarLina veio de Salvador e aproveitou para curtir a festa na Orla Pôr do Sol (Fotos: Ascom/Funcaju)
clique para ampliarSegundo a farmacêutica Débora Oliveira, mais de 14 mil camisinhas foram distribuídas por noite
clique para ampliarÂngelo pediu e o prefeito atendeu: o Camarote da Acessibilidade ficou mais perto do palco

Chega ao fim o primeiro Carna Caju com um quinto dia de festa repleto de atrações que agitaram aracajuanos e turistas. Foram cinco shows, levando para os dois palcos, montados pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) na Orla da Atalaia, ritmos ecléticos atendendo variados gostos e agradando todas as idades. O resultado, para os organizadores, foi além do esperado, retribuindo os esforços dedicados pelas várias secretarias municipais envolvidas que, junto à Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), organizaram o Carnaval na Capital.

A noite começou com a "Orquestra do Rei", que levou para o placo da Orla o ritmo contagiante dos sucessos musicais de diferentes épocas em ritmo de frevo. A vocalista Kelly Costa elogia o evento. "O Carna Caju foi muito bom, Nitinho e a Funcaju acertaram em cheio. Como sempre, João Alves está acertando, fazendo a galera feliz, fazendo a cidade crescer", completa Kelly Costa, que abriu a noite de espetáculos.

Em seguida foi a vez da "Orquestra Brasileira" do Maestro Barros, e das bandas de pagode "Dekola" e da "Só Lamento", capitaneada pelos cantores Matheus Silva e Tácito Macêdo.

"Esse evento está sendo um incentivo a mais ao músico sergipano, e isso acontece porque a direção do evento conhece o que é a música daqui e quem são os artistas", comenta o vocalista da "Só Lamento", Matheus Silva, que cedeu o palco, já na madrugada de quarta-feira de cinzas, 13, para a "Banda Hollywood" encerrar o último dia de Carnaval na Orla de Atalaia.

Orla Pôr do Sol

Mais cedo, a partir das 11h da terça-feira, 12, a animação promovida pela PMA já começou na Orla Pôr do Sol, no Povoado Mosqueiro. O trio elétrico levado pela Funcaju animou os banhistas, esportistas e foliões de plantão com a banda "Água de Cheiro" e o cantor "Silvo Soul", que preparou repertório bastante variado, agradando aracajuanos e turistas.

A turista de Salvador (BA), Lina Cruz, conta que veio passar o Carnaval em Aracaju para fugir do tumulto da capital baiana durante esse período, mas gostou de encontrar o trio elétrico na Orla. "Está bom assim o Carnaval, longe da ‘muvuca' que tem sempre por lá em Salvador. Com criança pequena assim dá pra curtir", comenta.

Blocos Carnavalescos

Também durante todo este dia de Carnaval, em diversos bairros da capital saíram às ruas os tradicionais blocos carnavalescos que, apoiados pela Funcaju, levaram a todos os cantos da cidade a folia e a alegria que o período festivo representa. Ao todo, durante os cinco dias das festividades de Momo, mais de 120 blocos foram apoiados pela PMA, segundo o futuro secretário de Cultura e Eventos de Aracaju, Josenito Vitale (Nitinho).

"Na maioria dos blocos de Aracaju em que eu participei do desfile, e só hoje foram oito, vi o compromisso com o Carnaval da capital. Isso me deixa muito feliz, pois foram grupos que receberam o apoio da PMA e botaram o povo na rua, vestiram a camisa do Carna Caju, honrando o compromisso firmado com a Funcaju", explica Nitinho.

Prevenção

Carnaval também é momento para ter consciência e cautela com os excessos cometidos durante a folia. Nesse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), montou o Ponto da Prevenção na área do Carna Caju. Foram distribuídos por dia, em média, 14 mil preservativos masculinos, dois mil sachês de gel lubrificante e 300 preservativos femininos, segundo a farmacêutica Débora Oliveira, técnica do Programa DST-AIDS e Hepatites Virais da SMS.

"Além de fornecer o material de prevenção, o estande também serve para informar aos foliões que todo este material está disponível nos postos de saúde da SMS. É o caso do preservativo feminino, que pouca gente sabe que são distribuídos gratuitamente", esclarece Débora, que conta que o público também leva a pochete, 500 distribuídas por noite, com a mensagem da campanha "Não importa a folia, use sempre camisinha. Previna-se", compartilhando a mensagem a todos.

Acessibilidade

Ângelo Alves Neto, que tem dificuldades de locomoção, sempre participa das festas da Prefeitura no Camarote da Acessibilidade. Ele elogiou o evento e o compromisso do prefeito João Alves Filho. "No Pré-Caju, eu disse a ele que o camarote estava muito longe. A festa agora está maravilhosa, o Camarote da Acessibilidade está bem próximo do palco dessa vez. Ele prometeu que aquela seria a última vez e cumpriu. Está de parabéns o Negão!", completa Ângelo.

Balanço Positivo

O futuro secretário de Cultura avalia como muito positivo o resultado dos cinco dias de folia. "O Carna Caju já chegou grandioso, a prova é a aceitação do público, a participação da população, nessa iniciativa de resgatar não só o Carnaval em Aracaju, mas também a dignidade do artista sergipano. É um momento de muita felicidade, até para aquelas pessoas que achavam que isso poderia não dar certo. Este sucesso do nosso Carnaval não é meu, não é da Funcaju, nem da PMA, é de todos que participaram, contribuindo para esta festa ser grandiosa, ordeira e muito feliz", conclui Nitinho.

Manoel Viana, presidente da Funcaju, comemora o sucesso do evento já em sua primeira edição. "Graças a Deus a festa foi excelente, colocamos aqui mais de 40 mil pessoas, no domingo com Patati Patatá. O saldo foi bastante positivo, agradeço, a esta equipe competente da Funcaju que contribuiu para que o Carnaval fosse esse sucesso, com a população participando, sem brigas, sem confusões. Todos estão falando bem da nossa iniciativa, da escolha do local. Acertamos em cheio com esse primeiro Carna Caju", exalta.

A coordenadora de cultura da Funcaju, Antônia Amorosa Menezes, explica os objetivos do Carna Caju. "A PMA buscou uma alternativa diferenciada para um público que estava realmente carente neste contexto, prova disso é que os foliões aprovaram, pois durante todos esses dias a praça esteve lotada. Espero que no ano que vem continuemos prestigiando essencialmente o músico aracajuano, é esse produto que precisa ser prestigiado", conclui.

 

Twittar Curtir
TAMANHO DA FONTE A+ A-
Prefeitura Municipal de Aracaju
Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos Rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42 - Conj. Costa e Silva - CEP 49097-270
Aracaju, Sergipe - Brasil - Fone: (79) 3218-7800

Swapi Agência Digital