Fundat oferta mais de 1.300 vagas para cursos profissionalizantes

Formação para o Trabalho
04/04/2013 11h24

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) anuncia a abertura de 1.370 vagas para cursos profissionalizantes, com início de aulas para os meses de abril, maio e junho.  As turmas de capacitação serão ofertadas pela própria Fundação, como também pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), através dos recursos do Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Para os cursos do Senai, serão disponibilizados 955 vagas nos cursos de padeiro, confeiteiro, eletricista industrial, promotor de vendas, auxiliar de tesouraria, representante comercial, comprador, vendedor, auxiliar de pessoal, auxiliar administrativo, instalador e reparador de redes de computadores, operador de computador, operador de máquina de corte de roupas, costureiro, mecânico de motores a diesel, preparador de superfícies para pintura automotiva, mecânico de motores ciclo otto, soldador em processo de eletrodo revestido em aço carbono e aço baixa liga, torneiro mecânico, programador de dispositivos móveis, mestre de obras e eletricista predial de baixa tensão.

Já pela Fundat serão oferecidas 400 vagas para os cursos de informática básica, informática avançada, culinária trivial, confecção de bolsas, biscuit e pintura em tecido.

Para os cursos vinculados ao Senai, é necessária a apresentação de um documento de identidade, CPF, comprovante de residência e a inscrição do número do Cadastro Único. Já para os cursos da Fundat são necessários a apresentação do CPF, comprovante de residência e declaração de escolaridade. As inscrições podem ser feitas em qualquer um dos 16 Centros de Referência e Assistência Social (Cras) da capital.

Renda

De acordo com pesquisa realizada pelo Senai, os trabalhadores com diploma de nível técnico conseguem obter um aumento na renda de 24%, em média. A constatação foi feita a partir do acompanhamento de 20 mil ex-alunos de cursos profissionalizantes da instituição. Dentre os pesquisados, 72% conseguiram arranjar trabalho no primeiro ano depois de formado, sendo que mais de dois terços foram empregados na área em que escolheram se especializar. Para esses trabalhadores, a média salarial é de R$ 1.600.  

Na avaliação da presidente da Fundat, Gláucia Guerra, os números da pesquisa confirmam os benefícios da realização de parcerias com instituições de ensino técnico respaldadas, elevando o índice de contratação e da oferta de profissionais qualificados para o mercado.

"Esses profissionais preenchem a carência das agências empregadoras para o desenvolvimento de funções específicas, a partir do suporte educacional que eles tiveram com instituições respaldadas no ensino técnico. Justamente é por isso que se torna tão vantajoso a promoção de parcerias com entidades de ensino que conseguem capacitar adequadamente esses profissionais e, em contrapartida, oferecer aos contratantes uma mão de obra capaz de atender as exigências mínimas de determinadas funções", afirma. 

Pronatec

Criado em 2011 pelo Governo Federal, o Programa oferta cursos de qualificação gratuita, com carga horária mínima de 160h e para cidadãos acima de 16 anos inscritos no banco de dados do Cadastro Único (CadÚnico). Dividido nas modalidades de formação inicial e continuada ou formação técnica para estudantes do ensino médio, os cursos são ministrados por instituições de reconhecida qualidade técnica, como entidades do Sistema "S" (Senai, Senac, Sest/Sets),a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, além de futuramente nas redes estaduais de educação profissional e tecnológica.

Por meio da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), o município de Aracaju realizou a adesão ao Pronatec, que se constitui como um dos projetos estruturantes do Plano Brasil sem Miséria, voltado para redistribuição de renda, redução da desigualdade e inclusão social. A Fundat participa como o órgão municipal responsável pela formalização de parcerias com os executores dos cursos e pelo gerenciamento das atividades de capacitação referentes ao Programa na capital.