Estudo e resgate histórico vão marcar XII Fórum do Forró

Cultura
05/06/2013 14h47

A 12ª edição do Fórum de Forró vai integrar os festejos juninos da capital sergipana. O evento, que vem a ser um espaço dedicado ao estudo, pesquisa e apresentação de homenageados da música nordestina, vai transcorrer nos dias 12, 13 e 14 de junho no Teatro Atheneu, com o tema "O Fole Roncou", em referência à música do rei do baião Luiz Gonzaga.

Com a consciência da importância de tal resgate histórico, que a secretária adjunta de Cultura Aglaé Fontes caracteriza como "a memória da musicalidade, da estrutura musical do Nordeste", a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) não poderia deixar de realizar o Fórum, por meio da Secretaria Especial de Cultura, congregando pesquisadores e palestrantes, além de pôr em prática apresentações de trabalhos, debates, mostras, mesa redonda e lançamento de livros. A entrada é franca.

Troféu "Gerson Filho"

Haverá a participação de grandes nomes da música nordestina, conceituados não só no âmbito nacional, mas até mesmo no exterior. No primeiro dia de Fórum, à memória cultural da região três compositores serão homenageados com o Troféu Gerson Filho: Onildo Almeida, pernambucano cuja contribuição no cenário do forró abrange desde marchinhas de roda até a criação da Feira de Caruaru; João Silva, também pernambucano e parceiro do rei do baião Luiz Gonzaga, tem em sua bagagem composições da quadrilha ao baião; Erivaldo de Carira, egresso do sertão sergipano com sua sanfona no peito, criador de sucessos como "Ô Saudade" e "Aqui tá bom".

Lançamento de livros

A edição 2013 do Fórum do Forró também vai ser palco para o lançamento  de obras de cunho memorialista. Autores como José Marcelo Leal Barbosa, Elba Braga Ramalho e Carlos Marcelo e Rosualdo Rodrigues vão apresentar ao público, respectivamente, as obras "Luiz Gonzaga: 100 anos do eterno rei do baião", "Luiz Gonzaga e a síntese poética e musical do serão" e "O fole roncou: uma história do forró".