Emsurb e Sema participam de ação voluntária na praia de Atalaia

Serviços Urbanos
10/06/2013 10h03

Um dia diferente dedicado à importância de se manter a praia limpa. Assim foi marcada a atividade de conscientização voluntária do projeto ‘Salvemos Nossa Praia', promovida por um grupo de atletas que treina no cenário litorâneo. A ação iniciada no dia 2 de junho na Praia de Atalaia culminou com um grande mutirão de limpeza neste domingo, 9, que contou com o apoio da Prefeitura de Aracaju por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

No início da manhã, um grupo de voluntários se deslocou para a areia da praia entre os trechos dos Arcos da Orla de Atalaia até o final da Passarela do Caranguejo recolhendo o lixo descartado irregularmente no local.

"Durante toda esta semana fomentamos a limpeza e a conscientização sobre a necessidade de se manter este cenário limpo e hoje encerramos a iniciativa de um modo muito satisfatório, apresentando um grande mutirão de limpeza com os voluntários do grupo envolvidos com a causa e com o auxílio da Prefeitura Municipal. Quanto mais limpa estiverem as nossas praias, mais pessoas irão frequentá-las aproveitando ao máximo este ambiente", comentou a representante da iniciativa e integrante do Boot Camp, Carla Angélica Machado.

Para colaborar com a ação, a Emsurb disponibilizou agentes de limpeza e instrumentos que fazem parte do serviço de limpeza urbana da capital. "A Emsurb e a Sema estão engajadas no projeto desde a sua etapa inicial, pois entendemos a importância desta ação para a comunidade já que reforça sobre o quanto é necessário preservar este ambiente. Ressaltamos que a limpeza de praias é um serviço desenvolvidos três vezes por semana nos dias de segunda, terça e sexta-feira, e também em vésperas e após feriados, com o auxílio de uma máquina saneadora, que é um trator capaz de recolher pequenos resíduos, difíceis de coletar em meio a areia, como cascas de amendoim e birras de cigarro", esclareceu o diretor de operações da Emsurb, Robert Willyam.

Também presente no evento o secretário municipal de meio ambiente, Eduardo Matos, comentou que a ação soma com as atividades comemorativas da semana do meio ambiente. "Desenvolvemos na última semana uma série de ações alusiva à semana do meio ambiente e esta limpeza de praia encerra de um modo muito especial a data e reforça a nossa preocupação sobre o descarte irregular nas praias", disse.

Percebendo uma movimentação diferente na areia da praia o publicitário Hélio Siqueira se mostrou satisfeito com este tipo de iniciativa. "Sou paulista e vim participar de um evento na capital e aproveitando meu dia de folga, visualizei uma movimentação relacionada à limpeza da praia e achei bem legal, pois as praias de Aracaju são lindas", afirmou o turista.

Ao final, todo o lixo recolhido na areia da praia foi exposto em local denominado de Ecopoint. "Decidimos expor os resíduos recolhidos como uma forma de causar um impacto, ou seja, as pessoas precisam visualizar o quanto de lixo é descarto neste local sendo algo que poderia ser evitado. Lixo na praia pode causar uma série de transtornos como doenças e acidentes", frisou Carla Angélica Machado.