Prefeito anuncia programa Rodando no Macio

Infraestrutura
04/07/2013 13h39

Na manhã desta quinta-feira, dia 4, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, o prefeito João Alves Filho anunciou a realização de obras de recapeamento de 36 ruas e avenidas da capital e assinou o termo de cooperação técnica com o Sebrae para a capacitação de mil feirantes, através da Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat).

Essas obras de recapeamento, que fazem parte do programa Rodando no Macio, são consideradas prioritárias pelo prefeito, já que há cerca de dez anos vinham sendo feitas apenas as conhecidas operações "tapa-buraco", que não resolvem por completo o problema. De acordo com João Alves, as 36 ruas e avenidas anunciadas que serão recapeadas são apenas o começo de uma operação permanente e que extinguirá os buracos de Aracaju.

"Esse é o início. Não se trata de uma operação tapa-buraco, que é algo precário, e que em pouco tempo a abertura volta, por causa da estrutura do asfalto que está degradada. Vamos recapear toda a extensão. Serão 56 mil metros de ruas e avenidas recapeadas até março, isso vai eliminar os buracos da capital. Evidentemente essa será uma medida constante. Um esforço de quase R$ 10 milhões. Depois de completada, a obra ficará em operação permanente na medida em que forem surgindo novas demandas", explicou o prefeito.

Sobre as questões técnicas da obra, o secretário Municipal da Infraestrutura, Luiz Durval, disse que num prazo de aproximadamente 15 anos de uso existe a falência do asfalto, o que provoca uma demanda maior da prefeitura nessas operações.

"O critério adotado para a escolha das ruas e avenidas foi a incidência de recomposição da capa asfáltica. Temos, estatisticamente, as ruas que têm a necessidade de uma demanda maior de ações da prefeitura. Estamos atuando em praticamente todos os bairros de Aracaju", explicou o secretário, dizendo que outro aspecto favorável é que a prefeitura economizará com a obra, já que será de administração direta. "Não contrataremos nenhum empreiteiro, já que a Emurb possui usina de asfalto, o que possibilita a redução de custos. Iniciaremos as obras na terça, dia 9, a partir das 9h, para que as obras afetem o trânsito da menor forma possível", detalha Luiz Durval.

Dentro do contexto de divulgar todas as ações da prefeitura, o secretário da Comunicação Social, Carlos Batalha, disse que o segundo semestre está repleto de ações. "Começamos hoje com o anúncio para realização do maior serviço de recapeamento que já foi feito em Aracaju. A partir de agora, teremos quase que diariamente novas ações da Prefeitura para a anunciar", garantiu.

Confira a relação completa das ruas beneficiadas: 

Avenida Heráclito Rollemberg

Avenida Otoniel Dórea

Avenida Marieta Leite

Avenida Mário Jorge

Rua Ministro Nelson Hungria

Avenida Francisco Moreira

Rua Nestor Sampaio/ Avenida Acrísio Garcez

Rua Leopoldo Mesquita

Rua Cláudio Batista

Rua Santa Terezinha

Rua Arthur Fortes

Rua Nossa Senhora Da Glória

Rua Roberto Morais

Avenida Mamed Paes Mendonça

Rua Lagarto

Rua Arauá

Rua Santa Luzia

Avenida Airton Teles

Rua Alagoas

Avenida Acrísio Cruz

Avenida Augusto Maynard

Avenida Marechal Rondon

Rua Castro Alves

Avenida Francisco Porto

Avenida Pedro Valadares

Avenida Silvio Teixeira/ Avenida Santos Santana

Avenida Geraldo Barreto Sobral/ Avenida Iolanda Pinto

Rua Mariano Salmeron/ Rua Laranjeiras

Rua São Cristovão/ Rua Santa Catarina

Rua Pernambuco

Rua Mato Grosso

Avenida Maranhão

Avenida Augusto Franco (Rio de Janeiro)

Avenida Visconde de Maracaju

Rua Celso Oliva