Com nova empresa, problemas no transporte público começam a ser solucionados

Transporte e Trânsito
05/08/2013 18h17

Desde o último sábado, 3, os moradores de Aracaju passaram a dividir espaço nas ruas com os novos ônibus da empresa Atalaia. Os novos modelos que vieram acompanhando a empresa pernambucana, já começaram a circular e as melhorias já podem ser vistas. Além de ser integrada por veículos novos e seminovos, a frota vem para solucionar alguns problemas do transporte público da capital e melhorar a rotina do usuário.

A empresa Atalaia chegou à capital sergipana para substituir a Viação Cidade de Aracaju (VCA) e tem como propósito facilitar o transporte do aracajuano com conforto e responsabilidade.

A frota da Atalaia é composta por ônibus articulados, os chamados "sanfona", 10 alongados, de três eixos ao invés de dois, e os comuns, de dois eixos. No interior dos veículos, poltronas confortáveis, câmeras de segurança, GPS, e estrutura para acomodar passageiros com necessidades especiais.

Cada tipo de ônibus tem estruturas diferentes, no que tange ao tamanho, e por isso, comportam diferentes números de passageiros. Os alongados têm capacidade para 70 pessoas sentadas; os de três eixos suportam 48 pessoas sentadas; e os comuns 44.

Segundo um dos diretores da empresa Atalaia, Alberto Almeida, ainda nesta semana, outros 16 ônibus começarão a circular pela cidade. "Todos os 40 ônibus que foram trazidos para cá inicialmente, já estão totalmente prontos. Os próximos 106 ônibus chegarão no prazo de 75 dias", ressaltou Alberto ao explicar que a próxima remessa será colocada na rua em pequenos lotes por conta do prazo de entrega da fábrica.

Com uma larga experiência no ramo de transportes, a Atalaia já vem atuando há aproximadamente 50 anos. Em Sergipe, a companhia já opera com outras duas empresas do ramo. "Já temos raízes aqui em Sergipe. Vivemos há mais de meio século no negócio de transporte e, por isso, estamos certos de que a experiência será mais do que válida", frisou Alberto.

Com tanta proximidade entre Sergipe e Pernambuco, a expectativa é atender às necessidades do aracajuano, levando em consideração a experiência que se tem em uma grande cidade como Recife, a capital pernambucana. "Aracaju está formando o seu sistema de transporte agora. Tem a estrutura montada e está se organizando para receber o BRT, ou seja, nos sentimos parte importante nessa fase adequação para um transporte público eficaz", salientou o diretor da Atalaia.

Situação emergencial

Todo o processo de mudança de empresa transcorreu de maneira emergencial. Percebendo a necessidade do aracajuano, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, juntamente com as secretarias envolvidas, procurou atender à urgência de forma a acelerar a contratação da nova empresa.

Dessa maneira, 10 dos 40 ônibus que chegaram são novos e já estão em circulação em Aracaju. "A problemática do transporte público da capital veio de maneira muito rápida, o que exigiu também uma decisão rápida por parte da prefeitura. Assim, como medida emergencial, tratamos de contratar a empresa de imediato e, o quanto antes, colocar os ônibus nas ruas", esclareceu a secretária de Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles.

Mesmo 30 dos ônibus que vieram na primeira remessa não serem 0km, Georlize assegura que todos estão em perfeitas condições. Os articulados, por exemplo, possuem média de vida útil de 14 anos. "É importante deixar claro que não cometeríamos a irresponsabilidade de colocar sucatas nas ruas. Esses ônibus não acabaram de sair da fábrica, mas estão em perfeito estado de conservação. Decidimos por essa tomada de decisão pelo caráter emergencial que a causa exigiu", afirmou a secretária ao garantir que os outros 106 ônibus que estão por vir serão novos, saídos diretamente da fábrica.

Treinamento

Para que os novos ônibus pudessem entrar em circulação, foi preciso que os motoristas passassem por um treinamento. Todo o processo ocorreu de forma a instruir os condutores, sobretudo com relação aos veículos de três eixos e os articulados, estes que não faziam parte do transporte público de Aracaju e, logo, os motoristas precisavam se adaptar a eles.

"Para cada veículo foi feito um treinamento especial. Para conduzir o articulado, por exemplo, é preciso ter a carteira categoria E. Para o carro de três eixos é uma outra característica", explanou Alberto Almeida.

Ainda segundo Alberto, a empresa procurou dar prioridade a ceder as vagas de motorista e cobrador para os antigos funcionários da VCA. "Essa decisão veio a partir de um pedido do prefeito João Alves e também por entendermos que já são profissionais preparados e prontos para assumir a tarefa".

Todo o processo de cadastro contou com o auxílio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), na parte do cadastramento. "Mesmo dando uma certa prioridade para antigos funcionários da VCA, não impedimos que outras pessoas fizessem o cadastro. Analisamos de forma a atender o perfil da empresa e do transporte público de Aracaju", reforçou a gerente de RH da Atalaia, Lívia Amaral.

Contratação

A contratação de uma nova empresa de transporte para a Grande Aracaju faz parte dos investimentos em mobilidade urbana. Mais um compromisso de campanha cumprido pelo prefeito de Aracaju. João Alves, durante coletiva, disse que há aproximadamente 30 anos, sucessivas administrações trabalhavam com contratos precários, sem licitação. O que levou a uma degradação do transporte público.

"Para consertar esses erros não foi fácil. A licitação que seria feita na gestão anterior seria uma tragédia para a população da Grande Aracaju que teria que pagar duas passagens para se deslocar entre os municípios. Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro são os municípios que estão interligados. Não foi fácil achar uma empresa de transporte que tivesse experiência no ramo, idoneidade e condições de trazer os 150 ônibus que precisamos, especialmente por não podermos dar a garantia de que ganharia a licitação", explicou o prefeito na ocasião.

Licitação

Após o anúncio, o prefeito participou de audiência na 12ª Vara Cível do Fórum Gumersindo Bessa, com os prefeitos Fábio Henrique, de Nossa Senhora do Socorro, Airton Martins, da Barra dos Coqueiros, e Rivanda Batalha, de São Cristóvão. O objetivo foi buscar soluções para o problema do transporte público.

Entre os presentes estavam também o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Mercílio Pinto, o Juíz Rafael Silva, e o Procurador do Estado Marcelo Aguiar, que juntos, acataram a decisão dos prefeitos e acertaram que dentro de 120 dias o Governo do Estado deve enviar um Projeto de Lei para a criação do consórcio entre a cidade de Aracaju e os outros três municípios. Em seguida, deverá ser apresentado um edital para a licitação do transporte público, onde o intuito é manter o sistema integrado entre eles, beneficiando os usuários.