Licitações referentes à Mobilidade Urbana ocorrerão este ano

Transporte e Trânsito
06/08/2013 17h49

A Diretoria de Planejamento e Sistemas (DPS) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania, tem agenda intensa para este semestre. São projetos viários, intervenções e licitações que irão proporcionar segurança e mobilidade urbana à sociedade aracajuana.

Somente para este segundo semestre de 2013 está prevista licitação para abrigos de ônibus, bicicleta pública, estacionamento rotativo, fiscalização eletrônica e sincronização de corredores semaforizados. De acordo com o diretor Francisco Navarro, o que foi executado nesse primeiro período está relacionado ao encaminhamento destas licitações. “A licitação direcionada para material de sinalização (vertical, horizontal e semafórico), está em fase de homologação. Com esses contratos firmados, a nossa equipe do DPS vai começar a colocar os demais projetos para execução”, informa Navarro.

Pinturas, instalação de placas de sinalização e intervenções em algumas das principais avenidas já têm previsão de para serem feitas neste segundo semestre. O diretor pontua algumas localidades que deverão receber a ação estruturante da SMTT, como no famoso retorno do restaurante e lanchonete Mc Donald’s, localizado na avenida Hermes Fontes; a implantação de binário no cruzamento da avenida Gonçalo Prado Rollemberg com Rafael de Aguiar e sinalização em localidades como Zona de Expansão e bairro Santa Lúcia.

“Estas são intervenções iniciais previstas em cruzamentos. Existem outros pontos sendo estudados, como uma área da avenida Sílvio Teixeira em frente ao Shopping Jardins, no trecho próximo ao supermercado localizado na avenida Francisco Porto com Jorge Amado. A avenida Coelho e Campos também sofrerá intervenção. Esta é uma localidade que possivelmente terá um novo terminal de integração para o transporte público”, explica Francisco Navarro.

A região Zona Norte de Aracaju receberá novos corredores para a implantação do sistema BRT, que deverá ser licitado no primeiro semestre do ano que vem. Assim, o diretor Navarro reforça a importância do planejamento feito pela equipe do escritório do arquiteto Jaime Lerner para poder realizar qualquer tipo de intervenção. “A partir deste posicionamento e parecer técnico, vai existir uma série de mudanças estruturais que irão impactar na mobilidade urbana das pessoas”, considera Navarro.

Terminais de integração X BRT

Para este semestre, o diretor do DPS, Francisco Navarro, explica ainda que reparos serão feitos nos terminais, e adianta que mudarão de característica. “O conceito deles será outro em função do novo modelo de transporte público, o BRT, que surgirá em Aracaju. De imediato, neste semestre ainda, serão feitas pequenas reformas para os terminais terem melhor condição de uso. Alguns deixarão de existir porque o novo modelo de transporte e estrutura viária não se encaixa neles – como o do Mercado e Centro, que poderão ir para a Avenida Coelho e Campos”.

Abrigos de ônibus

Para os abrigos de ônibus, estão previstos itinerários, iluminação, publicidade, proteção possível de chuva e sol com material isolante térmico (que é o caso do alumínio com ACM) implantado na lateral e atrás – para os abrigos de calçada de três metros. “Há uma limitação para as calçadas que têm dimensão de 1,5m. Todos terão identificação do abrigo. Cada estação tem um nome para facilitar a localização dos usuários, inclusive turistas”, coloca Navarro.

Tecnologia

O diretor do DPS, Francisco Navarro, ainda completa que a estrutura de tecnologia da SMTT terá encaminhamento com o Centro de Operações Integrado, incluindo ao monitoramento do trânsito, a parte semafórica, dos equipamentos de fiscalização eletrônica, GPS dos ônibus, por exemplo. “Mas primeiro é preciso sair das questões estruturantes para depois implantarmos os projetos. Estes, iniciais, são de infra-estrutura. Ainda incluiremos capacitação de pessoal, nivelando os técnicos da SMTT para otimizar os resultados”, conclui.