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Coordenadores avaliam pedagogia e logística do Sistema Aprende Brasil

12/08/2013 - 18h09
clique para ampliarFotos: Walter Martins
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clique para ampliarCacia Raimunda
clique para ampliarMaria Cristina

Os coordenadores gerais das escolas da rede municipal de ensino de Aracaju estiveram reunidos nesta segunda-feira, 12, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), com a coordenadora regional do Grupo Positivo, Maria Cristina Rodrigues, para tratar das partes pedagógica e logística do Sistema Aprende Brasil da Editora Positivo.

A parceria tem como objetivo aumentar a qualidade do ensino na rede municipal para que os alunos sejam melhores avaliados pelo IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Benedito Marques C. dos Santos, coordenador do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), diz que essa é a primeira oportunidade para se fazer uma avaliação com os professores  do 9º ano das disciplinas da prova Brasil: matemática, português e ciências, visando  o trabalho diagnóstico, para avaliar essa nova aprendizagem.

A professora Cacia Raimunda Soares Nunes, técnica do ensino fundamental e coordenadora das atividades do portal Aprendebrasil,  esclarece que o contato direto com os coordenadores gerais das escolas é de suma importância, para tomar conhecimento das dificuldades que os mesmo estão tendo com as unidades de ensino.

Prova Brasil

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, e na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto, que podem estar associados ao desempenho.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

 

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