Secretaria Municipal de Saúde faz cadastramento em ocupação

Saúde
03/09/2013 18h10

A Secretaria Municipal de Saúde fez um cadastramento em 270 das 312 moradias da ocupação Novo Amanhecer, no bairro 17 de Março. Os imóveis foram visitados por agentes da Secretaria Municipal de Saúde, que fizeram um levantamento da situação das famílias, orientando-as a procurar as unidades básicas do bairro para atendimento.  As outras 42 moradias estavam vazias. O cadastramento ocorreu entre nos dias 31 de agosto e 1º de setembro e, a partir destes dados, uma série de ações serão programadas.

O trabalho foi coordenado pelo supervisor da Reap (Rede de Atenção Primária), Mouriso Ribeiro Júnior, que atua na segunda região, entre os bairros São Conrado e Santa Maria.  “As pessoas foram orientadas com relação à promoção a saúde, higiene e informamos sobre o fluxo de atendimentos nas unidades de saúde das áreas circunvizinhas”, disse.

Com o cadastramento, a Secretaria Municipal de Saúde vai separar as pessoas por faixa etária e também catalogar os principais problemas encontrados para futuras ações em saúde. Foram encontradas muitas crianças com verminoses e micoses, adolescentes grávidas e pessoas - de ambos os sexos e de várias faixas etárias – necessitando de orientações de saúde bucal.

Diante dessa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde estuda a possibilidade de fazer, o mais breve possível, uma intervenção para atender às necessidades específicas daquela comunidade. “Estamos definindo uma data, mas a previsão é que ainda este mês voltaremos ao Novo Amanhecer”, disse Mouriso Júnior. O mapeamento do Novo Amanhecer foi uma orientação da secretaria municipal de Saúde, Goretti Reis, preocupada com a situação das comunidades carentes.