Novo aeroporto de Aracaju é apresentado ao prefeito

Gabinete do Prefeito
23/09/2013 18h54

Os projetos aprovados para a reforma e ampliação do aeroporto de Aracaju foram objetos de análise do prefeito João Alves Filho, na tarde de hoje, 23, em seu gabinete no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. As obras, orçadas em cerca de R$ 300 milhões, foram apresentadas pelo superintendente Regional da Infraero, José Cassiano Ferreira, e sua equipe técnica. De acordo com o superintendente, as obras serão iniciadas em 18 de outubro deste ano.

João Alves parabenizou o governador Marcelo Déda por ter iniciado a obra e autorizado o projeto da Infraero. "Essa é uma obra muito importante. Atualmente a estação de passageiros do aeroporto tem cerca de 10 mil m². Com a ampliação passará a ter 36 mil m², ou seja, quase quatro vezes mais", enalteceu João Alves.

"Com a reforma e ampliação o novo aeroporto poderá receber aviões de grande porte como o 747, contará também com áreas de garantia, além de ser concebida dentro da visão mais  moderna da aviação comercial. Nós estamos colaborando, no que for possível, para que essas obras se realizem", reforçou o prefeito.

De acordo com José Cassiano, as obras começarão ainda esse ano. "São obras vultosas no valor de mais de R$ 300 milhões, onde algumas licitações já foram contratadas e começarão em 18 de outubro. O novo aeroporto contará com mais dez posições de estacionamento de aeronaves, cinco pontos de embarque, ampliação em 570 m da pista de pouso".  

Lixão

A reforma e ampliação do aeroporto apenas foi possível graças à retirada do lixão que existia no entorno do aeroporto Santa Maria. Em dois meses à frente da gestão municipal, o prefeito João Alves acabou com o lixão, que prejudicava o tráfego de aeronaves colocando em risco a vida de milhares de pessoas.

"A Infraero tinha um pleito desde a época que fui governador pela primeira vez. Agora, a obra poderá ser realizada, já que conseguimos retirar o lixão em 60 dias à frente da gestão municipal. O grande agravante dessa situação, e motivo de preocupação, era a presença de urubus que, entrando na turbina da aeronave, poderia derrubar um avião de passageiros. Não corremos mais esse risco", garante o prefeito.

Avenida Juscelino Kubitschek

A construção da nova avenida Juscelino Kubitschek será mais uma opção de acesso para os cidadãos ao aeroporto. A JK terá corredor exclusivo para o BRT e, de acordo com o prefeito, a população poderá utilizar o novo sistema de transporte para ter acesso ao aeroporto.

"A JK vai passar ao lado do aeroporto e com as obras que o Governo do Estado está fazendo, poderemos interligar as vias de acesso. As pessoas que vierem do interior do estado não precisarão transitar mais pela cidade para ir ao aeroporto. A avenida JK vai cortar 22 bairros de Aracaju beneficiando quase 50% da população", garantiu João Alves.

João Alves ainda destacou que, em relação ao impacto econômico dessa obra, existe a possibilidade de crescimento no entorno do novo aeroporto. "Frankfurt, por exemplo, a base da economia vive em função do aeroporto. Cabe a nós, enquanto Prefeitura e Governo do Estado, sabermos maximizar as vantagens que existe em possuir um aeroporto desse porte".