Problemáticas ambientais das Capitais serão tratadas no Fórum CB 27

Meio Ambiente
15/10/2013 14h55

O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, esteve em Salvador, 08 a 10 de outubro,  participando de dois eventos voltados à área de sustentabilidade, o 3º Encontro de Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB 27) e o Seminário Internacional de Resíduos Sólidos e Mudanças Climáticas.  

Entre os temas abordados, "Resíduos Sólidos e Mudanças Climáticas", "Adaptação das Cidades aos Efeitos das Mudanças Climáticas" e "Importância da Elaboração de Inventários de Emissão de GEE para as Cidades".

Durante o evento foi firmado o Estatuto do CB 27. Além da troca de experiências, o encontro oportunizou a criação do Fórum das Capitais CB 27. "A pressão  sobre as capitais brasileiras é maior por conta do uso dos recursos naturais. Com a criação do fórum temas que são problemas nas capitais serão tratados de forma uniforme e soluções serão buscadas", declarou Matos.

Serão discutidas no fórum problemáticas ambientais comuns nas capitais brasileiras, como invasão em Áreas de Proteção Permanente (APP), animais soltos nas ruas e circulação nas vias de veículos por tração animal (carroças).

"O Fórum é a união dos municípios que representam as capitais brasileiras em busca de soluções ambientais. Aracaju é a capital brasileira que tem o órgão ambiental mais novo, já Porto Alegre é a capital com o órgão ambiental mais antigo. Então, será uma troca de experiência muito grande. Essa permuta viabilizará que Porto Alegre transmita a Aracaju pontos fundamentais na sua experiência com licenciamento, fiscalização e controle ambiental", ressaltou o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.

O fórum ocorrerá trimestralmente e será uma oportunidade para Aracaju apresentar as ações ambientais realizadas pela Sema. "Nesta troca de experiência iremos contribuir mostrando como é feita a política municipal de resíduos sólidos de Aracaju. Ainda mostraremos a montagem do quadro efetivo de servidores pelo concurso público para técnico e analista ambiental. Somos uma das poucas secretarias que abriu concurso e que está formando sua equipe definitiva de concursados", informou o secretário.

Já, sobre o Seminário Internacional de Resíduos Sólidos, este contou com a presença de palestrantes de âmbito nacional e internacional. Através do evento foi discutida a necessidade da consolidação das políticas municipais de resíduos sólidos. Neste quesito Matos lembra que Aracaju é uma referência.

"Em Aracaju, a Política Municipal de Resíduos Sólidos já apresenta resultados. Aracaju é um exemplo pelo fechamento do lixão do Santa Maria e a entrega do Centro de Triagem José Walter Bautista Vidal, no Bairro 17 de Março. Portanto, a capital tem sido uma referência na gestão de resíduos sólidos", frisou o secretário Eduardo Matos.