Cras Jardim Esperança promove palestras sobre nutrição para idosos do grupo de convivência

Assistência Social e Cidadania
14/11/2013 16h47

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim Esperança promoveu na última quinta-feira, 14, mais uma intervenção sobre nutrição na terceira idade para os idosos do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (GCFV) São Francisco de Assis. O projeto é realizado pela unidade da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) em parceria com o Departamento de Nutrição da Faculdade Estácio de Sergipe (Fase).

 A iniciativa foi da psicóloga da Cras, Maryvania Queiroz, que ao saber das atividades dos acadêmicos de nutrição da Fase em outras unidades do Orlando Dantas entrou em contato com a coordenadora do centro para a possibilidade de uma parceria. “Os encontros acontecem mensalmente sempre com um tema diferente. Já tiveram palestras sobre diabetes, problemas com o peso, alimentação saudável e hoje as acadêmicas vão falar sobre hipertensão. Os assuntos são sempre apresentados de forma dinâmica para que elas façam uso dessas informações e prolonguem a sua expectativa de vida”, explicou a psicóloga.

Alexsandra Souza e Jamilis Ferreira foram as acadêmicas selecionadas pela professora Rose Caroline para apresentar as palestras no Cras como atividade extracurricular. “Buscamos ter sempre uma conversa bem tranqüila com as idosas, um papo bem dinâmico para que elas não vejam nosso trabalho como algo chato, e sim como um aprendizado que elas pretendem levar pra vida.”, comentou Alexsandra .

A coordenadora do Cras, Patrícia Figueiredo, diz que o projeto é um sucesso e agradece o apoio imediato da secretária adjunta da Semfas, Selma Mesquita. “Desde o início do projeto eu só escuto elogios dos idosos. Eles são muito gratos por adquirir novos conhecimentos e fazer uso deles em seu próprio benefício”, comemorou Patrícia.

Lucila Rita tem 60 anos, faz parte do GCFV São Francisco de Assis há seis anos e confirma que se sente melhor desde o início das palestras sobre nutrição na terceira idade. “Esses encontros me ajudam a prevenir de muitos males que a idade avançada pode trazer. São diversas dicas de atividades e receitas alternativas que me ajudam a prolongar a vida e me sentir mais disposta”.