José Carlos Machado participa de solenidade de formatura do ILBJ

Agência Aracaju de Notícias
29/01/2014 09h58

Representando o prefeito João Alves Filho, o vice-prefeito José Carlos Machado prestigiou na noite de ontem, 28, no Espaço Emes, a formatura da 11ª turma do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) através do projeto Conectando com a Vida. Os 916 jovens formados participaram durante dez meses de cursos gratuitos do Instituto, promovendo a infoinclusão social por meio das artes, atividades socioeducativas e preparação para o mercado de trabalho.

A postura social que a mantenedora do ILBJ, Construtora Celi, vem tendo ao longo dos anos, foi bastante elogiada pelo vice-prefeito, que destacou a importância de outras empresas terem exemplos como esse, contribuindo para a construção da dignidade humana.

"Os jovens estão sendo capacitados por uma empresa que pensa além do lucro, não esquecendo o social que é de fundamental importância nos dias atuais. O Instituto Luciano Barreto Júnior faz esse trabalho com extrema competência e já prestou relevantes serviços a juventude de Aracaju, fazendo isso sem custo algum ao erário público. Esse é um exemplo que deveria ser reproduzido por outros empresários que fazem girar a economia, não só em nosso Estado, mas no Brasil", ressaltou Machado, lembrando que esse é o primeiro passo para que os jovens de Aracaju tenham um futuro melhor. "Trago meus cumprimentos a Luciano Barreto e Mari Celi pela brilhante iniciativa ofertada pelo ILBJ".

O empresário Luciano Barreto concretizou o sonho que seu filho Luciano Barreto Júnior tinha em vida com a criação do ILBJ. A solenidade de formatura sempre acontece próximo à data de aniversário de Luciano Júnior, dia 23 de janeiro, uma forma de homenagear o grande idealizador do projeto.

"Estamos formando mais uma turma de jovens, que hoje já ultrapassa os 10 mil, e que nos dá um sentimento muito forte de alegria e de saudade. Alegria por estar realizando o sonho de meu filho, e saudade porque quanto mais distante a data de sua partida para o plano espiritual, mais sentimos sua falta. Mas, com a convivência desses jovens, tenho a certeza do dever cumprido e da convicção de que se vivo ele estivesse, estaria muito feliz com tudo isso que estamos realizando", disse emocionado Luciano Barreto.

A turma 2014 do ILBJ recebe o nome de Governador Marcelo Déda em homenagem ao gestor estadual que sempre incentivou e aplaudiu a postura do empresário sergipano pela conduta de transformar a dor da perda de um filho em esperança aos jovens mais carentes. Bastante emocionada, a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, viúva de Marcelo Déda, falou dos sonhos do marido e da alegria que sempre tinha em participar da formatura do ILBJ. "Marcelo Déda acreditava muito em seus sonhos e sempre lutava para colocá-los em prática. Desejo a esses jovens que eles saibam preservar cada ideal de vida", disse Eliane.