SMTT apresenta alterações de trânsito e transporte público para moradores da região do ‘Mergulhão’

Transporte e Trânsito
27/02/2014 20h23

Com o intuito de ouvir os anseios da comunidade em relação às possíveis intervenções no trânsito e no transporte público na região do Complexo Viário Governador Marcelo Déda, o ‘Mergulhão’, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, recebeu representantes de associações e moradores do conjunto Inácio Barbosa, na tarde desta quinta-feira, 27.

A população apresentou aos diretores da SMTT algumas solicitações e escutou deles os projetos para melhorar o acesso, tanto dos veículos de passeio quanto dos ônibus coletivos, ao Residencial Beira-Rio, Jardim Esperança, Parque dos Coqueiros e Pantanal. Na pauta, a abertura do retorno pela Emurb na avenida Paulo VI, após a ponte Gilberto Vila-Nova, sentido conjunto Augusto Franco, e faixa de pedestres com semáforo com ‘botoeira’ para facilitar a travessia na avenida.

O superintendente de transportes e trânsito, Nelson Felipe da Silva Filho, explicou que o ‘Mergulhão’ foi financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e este, não prevê alterações estruturais até que a obra seja atestada como concluída. Ele disse que a obra ainda não pode ser alterada, mas que algumas modificações para melhorar a situação dos moradores dos bairros adjacentes, foram aprovadas pelo BID, após reunião com representantes da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

“Nós mostramos que a população não tinha como atravessar para o outro lado do bairro e estava sem acesso à avenida principal. Apenas uma mudança foi aprovada até agora que é o retorno após a ponte Gilberto Vila-Nova. Mas não pretendemos parar por aqui. As equipes da SMTT estão buscando atender às necessidades da população local”, expôs o superintendente.

Na ocasião, também foram apresentadas outras questões, como segurança nas áreas dos colégios existentes no bairro, a instalação de placas de limite de velocidade na principal avenida, a Paulo VI, a colocação de um semáforo com ‘botoeira’, para a travessia de pedestres na rua dos Cravos, próximo ao Colégio Módulo, onde há intensa circulação de veículos e pedestres, e o reforço na sinalização na via que dá acesso à avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral.

O diretor de transportes públicos, coronel José Péricles, falou que com a abertura do retorno na avenida Paulo VI, as linhas de ônibus poderão ser alteradas. Para ele o momento de interação com os moradores foi importante para “identificar o que é bom para todas as comunidades envolvidas”. De antemão, ele anunciou a alteração no itinerário da linha 411 – Jardins/DIA, a fim de melhor atender os usuários do transporte público, assim como a criação de linha Inácio Barbosa/Centro, com itinerário a ser melhorado.