Corrida Cidade de Aracaju: tradição e consolidação como prova organizada

Juventude e Esporte
18/03/2014 08h00

O dia 17 de março, em Aracaju, foi de grandes números: no dia em que a capital comemora 159 anos de existência, mais de 800 atletas de todas as partes do Brasil tomavam conta de suas ruas com a realização da 31ª Corrida Cidade de Aracaju. O evento, que acontece tradicionalmente no Aniversário da Cidade e já faz parte do calendário esportivo nacional, é organizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju através da Secretaria de Juventude e Esporte (Sejesp), foi marcada pela organização.  

Com percurso de aproximadamente 25 km, saindo do município de São Cristóvão e terminando na praça do Minigolfe, em Aracaju, a prova contou com postos de hidratação a cada cinco quilômetros, sinalização, batedores e um forte esquema de segurança durante toda a sua extensão. Paralelamente a essa largada, aconteceu a da 2ª Corrida da Juventude e a 10ª Corrida para pessoas com deficiências, tendo como ponto de partida a avenida Desembargador Maynard.

E foi ainda com o dia claro que os primeiros atletas começaram a chegar. Entre os jovens competidores - de 16 a 18 anos -, Bárbara Juliana dos Santos foi a mais rápida, conquistando o primeiro lugar feminino. Daiane Garcia de Oliveira ficou com o segundo lugar e Ingrid Stefanni Santos, com o terceiro. Na categoria masculino o primeiro colocado foi Renam Lima Santana, o segundo foi Antônio Augusto de Jesus e o terceiro foi Jefferson dos Santos.

Em seguida foi a vez das pessoas com deficiência abrilhantarem a festa. José Batista Filho, baiano de Vitória da Conquista, foi o primeiro cadeirante homem a chegar, seguido de Antônio Pereira, também baiano. "Essa foi a primeira vez que vim disputar a prova e já consegui esse feito. Foi uma prova boa, de percurso bem sinalizado, organizado e principalmente, com valorização e inclusão, com premiação e tudo mais", disse Batista.

Além dos cadeirantes, mais oito categorias de pessoas com necessidades especiais fizeram a prova, todas com premiação em dinheiro. Mas uma categoria mais que especial,  fez questão de fazer diferente: quatro pessoas sem movimento nos membros inferiores foram até a largada em São Cristóvão e com bicicletas adaptadas, completaram os 25 quilômetros. Mesmo sem premiação, eles saíram da corrida com o coração cheio.

"Os próprios cadeirantes pediram ao secretário Carlos Eloy para que ele abrisse a categoria. E foi muito gostoso fazer os 25 km, uma felicidade. Foi uma das melhores corridas que eu fiz em Aracaju", disse o paratleta que faz parte do programa da administração municipal de incentivo, o Bolsa Atleta.

Geral

Na categoria Geral Masculino, o baiano Giomar Pereira  foi o grande vencedor, seguido de Edson Amaro e Marcos Antônio Pereira. O homem mais rápido da Corrida Cidade de Aracaju já conhecia o caminho muito bem. "Essa já é a quinta vez que estou correndo e a  vitória está de ótimo tamanho. Eu corri a meia maratona em São Paulo e fui 5º lugar geral, estava com um pouco de tranquilidade, mas ganhar é consequência da prova. A corrida é bem organizada, o percurso é favorável, de sobe e desce, é uma competição que não exige que você chegue e seja rápido, é mais de orientação. Se você souber correr, chega bem. Com fé em Deus estarei aqui próximo ano", avaliou o corredor.

A também veterana Marily dos Santos, alagoana radicada na Bahia, ficou com o primeiro lugar entre as mulheres. A segunda colocação ficou com Graciete Moreira e o terceiro lugar ficou com Mirela Saturnino.

Sergipanos

O sergipano mais bem colocado foi Alan Bezerra, que ficou em primeiro lugar entre os nascidos em Sergipe e em sexto lugar geral. E foi nessa categoria que teve novidade em 2014: foram premiados em dinheiro os atletas que chegaram até o quinto lugar. José Nilson de Jesus, José Alves, Diego Andrade e Regivan Vasconcelos foram contemplados.

A classificação das sergipanos ficou assim: Adriana dos Santos em primeiro lugar, Tâmara Ferreira em segundo, Rivanilda Barreto como terceira colocada, seguida por Adelvania Bernardo e Cristiane de Jesus.

Servidores públicos

E justamente para homenagear quem faz de Aracaju um lugar melhor para se viver com amor e trabalho, na categoria dos servidores houve também a ampliação no pagamento de colocações. Entre os homens o primeiro lugar ficou com Josivaldo Reis, da Secretaria de Educação.  "Sou tricampeão da Corrida Cidade de Aracaju mas todo ano a expectativa é muito grande. A competição foi bem organizada, e em 2015 eu tentarei o tetra", ressaltou o servidor.

O segundo lugar ficou com o fotógrafo da Secretaria de Comunicação, Sílvio Rocha, seguido por Odirley Batista, Farley Robert Santana e Cláudio Marcelo de Jesus. As servidoras vitoriosas foram Abilene Suilania dos Santos, Maria Goretti Aragão, Rosa Maria  Moura e Maria Roberta Fideles.

Corrida plural

E não foi apenas de baianos, alagoanos e sergipanos que a corrida foi feita. Dois atletas amadores chamaram atenção pelos sotaques: um de Cabo Verde, na África, e outro do Uruguai. Dois corredores que estrearam nas ruas de Aracaju em grande estilo. ""Eu soube dessa corrida através de um amigo que participa todos os anos. Esperei muito para fazer esse trajeto", disse Carlos Silva Martins, Cabo-Verdense que mora em Porto Seguro há oito anos. Fernando Alvarez, Uruguaio que mora há mais de um ano em Aracaju, reforça: "também fui estimulado a participar por um amigo e vinha treinando na Orla. Sou corredor amador, mas noto que a organização é algo que impressiona nessa prova",  disse o uruguaio.

Todos os depoimentos positivos foram recebidos pelo secretário Carlos Eloy com grande alegria. Acompanhando todos os detalhes desde as primeiras horas da tarde, O secretário fez questão de conversar com atletas e profissionais envolvidos no evento."Estamos trabalhando nessa corrida desde 18 de março de 2013. E se tudo correu bem hoje foi porque nos esforçamos e empenhamos para que as coisas funcionassem bem em todos os sentidos: na pontualidade, na logística da distribuição de água e lanches, na premiação. O que resta é agradecer a todos que fazem a Sejesp e que deixaram a Corrida Cidade de Aracaju com o brilho que ela merece", comentou.

E a partir desta terça, 18 de março de 2014, começam os preparativos para a 32ª Corrida Cidade de Aracaju.