Dia Mundial do Teatro é comemorado no Valdice Teles pelos alunos

Cultura
27/03/2014 18h26

"O teatro é fundamental na formação cultural de qualquer povo. Além de nos mostrar a cultura e forma de pensar de determinada época e contexto social, o Teatro também nos faz rir ou chorar, sendo considerada uma das expressões artísticas mais fortes de qualquer povo. A palavra Teatro deriva do grego "theaomai", que significa "olhar com atenção", disse a coordenadora de artes cênicas Leila Nascimento.

Pensando nisso a Prefeitura de Aracaju investe nesta arte milenar que traz cultura e transformação social, através da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, que  tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento e o aprimoramento do ensino das linguagens artísticas nas áreas das artes visuais e cênicas, da música e da dança.  Por ela já passaram vários músicos que hoje fazem sucesso em Sergipe ou em orquestras de outros estados.

Hoje se comemora o Dia Mundial do Teatro, arte que nasceu há muitos anos, quando, ainda no tempo das cavernas, os homens imitavam os animais para falar sobre as caçadas. Para comemorar esta data, desde o dia 27 de março a trupe Valdice Teles esta fazendo várias ações dentro da própria instituição. Como no último dia 26 de março onde aconteceu um sarau musical em homenagem ao centenário do escritor sergipano Mário Cabral.

O estudante de teatro Felipe de Jesus, disse que as oficinas o livraram das drogas e da ociosidade. "Além de toda uma possibilidade de várias artes. Além de tudo é uma forma de fugir da criminalidade e uma possibilidade de profissão", argumentou o estudante.

 "Visualizamos a parte da história da pedagogia por se tratar de uma escola de artes, prezamos muito valorizar a própria cultura sergipana, dando destaque a escritores, poetas. Vários artistas foram homenageando este mês como Valdice Teles, Maria Feliciano, Ismar Barreto, Clemilda e o mestre Euclides que teve uma influencia muito grande aqui na Valdice Teles. Outro destaque de nossa escola é que todas as peças são com trilhas sonoras de músicos sergipanos", explica Leila.

A Escola

No ano de 2013, 1.500 alunos passaram pela escola de arte. Para 2014, de acordo com o diretor da unidade, Eugênio Enéas, a expectativa é que cerca de 2.000 pessoas passem pelas oficinas e cursos oferecidos. Entre os mais procurados nos primeiros dias de inscrição estão as oficinas de violão, canto e dança. Além disso, o número de cursos foi ampliado: a escola está oferecendo também aulas de teclado infantil, trompete e trombone.

Completando este ano três décadas de criada, a escola oferece cursos de música, dança, artes cênicas e visuais. Na parte musical tem bateria, cavaquinho, clarinete, contrabaixo, harmonia e improvisação, musicalização infantil, percussão, sax, teclado, técnica vocal, violão erudito, violão popular e violino.

Já na dança tem ritmo afro, alongamento, ballet adulto e infantil, capoeira, jazz, danças populares, ritmos diversos, dança de salão, street dance e dança do ventre. Além de teatro infantil, adolescente e adulto; e nas artes visuais, art design, desenho, máscaras e mosaico.

Inscrição

A Valdice Teles é uma unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) e completou 30 anos de existência no dia 5 de março. Para a matrícula é preciso apresentar uma foto 3x4, comprovante de residência, cópia da carteira de identidade e preencher a ficha, além do pagamento de uma taxa semestral no valor de R$ 25. Funcionários municipais, aposentados, idosos e pessoas comprovadamente carentes são isentas da taxa.